Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara do Porto reduz IMI em 10% e aumenta investimento em 47,3%

A Câmara Municipal do Porto confirmou hoje a descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 10% para 0,324% em 2017, ano para o qual o orçamento camarário prevê um aumento de 47,3% no investimento.

13 de Outubro de 2016 às 20:43
  • 2
  • ...

"Em termos globais, o orçamento prevê um crescimento de 17,9%, face a 2016, no montante de 37 milhões de euros, fixando-se em 244,2 milhões de euros", refere o comunicado da autarquia sobre o orçamento para o próximo ano, a ser discutido e votado na próxima quarta-feira.

 

"Nos principais objectivos estratégicos da autarquia encontram-se o Ambiente e Qualidade de Vida com cerca de 28 milhões de euros, a Coesão Social com 24 milhões de euros (dos quais 17,8 milhões se referem a habitação social), o Urbanismo e Reabilitação Urbana com cerca de 19 milhões, a Economia e Emprego com 13 milhões e Cultura com cerca de seis milhões", acrescenta o documento.

 

Como já havia adiantado em Setembro e visto desde então a proposta ser apoiada pelo Conselho Municipal de Economia, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, confirma assim que a redução do IMI na cidade vai ser de 10%, o que pode representar menos 4,3 milhões para a autarquia.

 

A proposta relativa ao IMI de 2017, ano de eleições autárquicas, prevê também uma "majoração em 30% a taxa de IMI aplicável aos prédios urbanos degradados, considerando-se como tais os que face ao seu estado de conservação não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de pessoas e bens".

 

Sobre o orçamento para o próximo ano, a câmara refere que "o investimento, no total de 68,2 milhões de euros, representa um aumento de 47,3% relativamente ao orçamento de 2016, destacando-se os investimentos no âmbito da coesão social, na reabilitação/requalificação urbana".

 

O orçamento camarário inclui ainda a transferência de 1,7 milhões de euros "no âmbito do novo modelo de gestão da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP)".

Ver comentários
Saber mais Porto IMI Rui Moreira STCP Sociedade de Transportes Colectivos do Porto Coesão Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio