Notícia
Incêndios: Aldeias vão ter planos de evacuação e “oficiais de segurança”
O Governo apresenta esta segunda-feira dois programas que prometem a 189 municípios portugueses planos de evacuação em caso de incêndio, locais de refúgio, e um “oficial de segurança” da aldeia, que ficará responsável por avisos e pela organização da evacuação. As medidas deverão ser implementadas em Maio.
O plano foca-se em 189 dos 308 municípios com freguesias onde há maior risco de incêndio. A ideia é que estas aldeias passem a ter planos de evacuação, locais de refúgio e um "oficial de segurança" responsável por avisar a população e organizar a evacuação, se for necessário.
Segundo vários jornais, os programas "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras" serão apresentados esta segunda-feira, 9 de Abril, pelo Governo, com a assinatura de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANF).
O plano está a ser promovido pelo Ministério da Administração Interna e, de acordo com o jornal Público, a sua implementação está prevista para o próximo mês de Maio – o mês de Abril será de articulação entre as entidades envolvidas.
O "oficial de segurança da aldeia" será "alguém escolhido pela comunidade, com capacidade de liderança e com conhecimentos de segurança", que seja "respeitado pela população". É o que explica o DN, que falou com Silvério Teixeira, um subchefe da PSP aposentado que vai assumir essa responsabilidade, em regime de voluntariado, em Vale Florido, no concelho de Ansião, onde o programa será lançado esta segunda-feira.
O programa, que envolve dois milhões de euros, prevê a identificação de locais de refúgio – em 1049 freguesias dos 189 concelhos, precisa o Correio da Manhã – a sinalização de caminhos de evacuação, a distribuição de 10 mil "kits" de protecção e a sensibilização da população, através do trabalho do "oficial de segurança" e de uma campanha mediática que será lançada a nível nacional.