Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
27 de Abril de 2011 às 12:08

"What the Dog Saw"

É muito difícil ser imparcial quando se está a falar dos livros de Malcom Gladwell, o autor de "What the Dog Saw".

  • ...
Trata-se de um dos autores mais reconhecidos da actualidade e, na minha opinião, trata-se de fama completamente justificada. Os livros de Gladwell são sempre uma experiência que mistura o prazer de textos bem escritos com autênticas revelações, facilmente compreensíveis por todos. Gladwell é um autêntico fabricante de "insights", explorando assuntos concretos e tornando apaixonantes as descobertas que podemos fazer sobre o nosso quotidiano.

Importa dizer que este livro não foi escrito recentemente. Pelo contrário, trata-se de uma recolha de artigos escritos por Gladwell para o "New Yorker", publicação que conta com a colaboração do autor desde 1997. Aliás, fica a ideia de que os livros de Gladwell terão nascido de alguns destes artigos. Quem conhecer "Blink", "The Tipping Point" e "Outliers" vai facilmente perceber isso mesmo.

Este livro agrega 19 artigos, separados por três grandes temas: "Obsessivos, Pioneiros e Pequenos Génios"; "Teorias, Previsões e Diagnóstcos" e "Personalidade, Carácter e Inteligência". É difícil resumir os assuntos tratados, pois são mesmo muito diversificados. O que se pode dizer é que a fórmula de sucesso Gladwell está presente: apresenta-nos os intervenientes, personalizando a história que quer contar. Desde logo, o leitor liga-se aos personagens, nunca fictícios, e imagina-se na mesma situação. Depois surpreende-nos com os aspectos mais simples, que valorizam o nosso quotidiano e que nos ensinam sobre a natureza humana e sobre nós próprios.

O maior defeito deste livro está no seu inevitável desequilíbrio. Nas 19 "histórias" há algumas muito boas, outras foras de série e umas poucas que seriam dispensáveis. Vale a pena dizer que todos os artigos estão disponíveis para leitura online de forma gratuita (basta ir à "wikipedia" em inglês e procurar pelo título do livro). Mesmo assim, recomendo a versão em papel. O carácter segmentado do livro torna-o perfeito para se ter por perto e aproveitar uma pausa para ler mais um artigo.






Autor: Malcom Gladwell
Editora e Data: Penguin - 2009
Frase: "Thefirst impression becames a self-fulfilling prophecy"
Palavras-chave: "Puzzle vs Mistery"; "Tacit Knowledge"; "Snap Judgement"; "Mustard vs Ketchup"; "Panic vs Choke"
Apreciação: ****








*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio