Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
09 de Julho de 2012 às 23:30

"Know-How"

Ram Charan é um autor indiano que goza de grande reconhecimento, principalmente nos Estados Unidos.

  • ...
Ram Charan é um autor indiano que goza de grande reconhecimento, principalmente nos Estados Unidos. Além das suas obras, o próprio autor suscita alguma curiosidade devido à sua personalidade. Charan não é casado nem tem filhos e comprou o seu primeiro apartamento em 2006, aos 67 anos. Segundo a revista Fortune, até essa altura Charan ficava todas as noites, ou num hotel, ou na residência de amigos. Os seus assistentes enviavam-lhe roupas lavadas por correio, da mesma forma que Charan as devolvia para a lavandaria. Ram Charan é aliás considerado por Stephen Covey (o autor de "7 habits") como o "Michael Porter do século XXI".

Este é um livro supostamente sobre liderança, mas acaba por pretender tocar num largo espectro de assuntos, o que lhe retira algum foco e acutilância. O resultado final é algo difuso e desequilibrado, existindo capítulos interessantes e outros com muito pouco "sumo".

O livro está dividido em nove capítulos. No primeiro deles, o autor explica o que entende por "Know-how", que define como "os motivos ocultos que conduzem os líderes ao sucesso ou ao fracasso"; ou seja o que é necessário fazer e ser, para conduzir um negócio. Esse é um texto interessante, que merece atenção. Nos oito capítulos seguintes descrevem-se as oito competências essenciais do know-how. E é aqui que o livro se apresenta mais volátil. Alguns capítulos aportam valor, como o relacionado com o posicionamento do negócio (de longe a melhor parte do livro) ou o da definição de objectivos. Mas há outros, como "Identificar a mudança externa" ou "Como se fazem líderes" que acabam por não ser mais do que um conjunto de lugares comuns. Todos os capítulos estão polvilhados de exemplos verdadeiros, mas de pertinência variável. No final do livro aparece uma carta a um futuro líder e um resumo das oito competências de know-how, ambos dispensáveis.

No seu conjunto, o livro é uma mais-valia, sobretudo para os que lêem relativamente pouco e aos mais iniciados no percurso da gestão. As mensagens centrais - as competências de liderança são o produto de uma construção e que sucesso nunca é definitivo - passam de forma segura. Não deixa é de "saber a pouco", tratando-se de uma obra escrita por Ram Charan.


Autor: Ram Charan
Data: 2007 Crown Business (original) - Actual Editora (edição portuguesa)
Frase: "Precisamos de líderes que saibam o que estão a fazer"
Palavras-Chave: Know-how; Competências; Discernimento; Sistema Social; Reposicionamento; Mudança contínua
Apreciação: ***

*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio