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[273.] Produtos para pele e cabelo

As promessas e métodos da publicidade actual de produtos para lavar e proteger cabelo e pele são tão próximos dos descritos por Balzac para descrever a actividade nos seus primórdios no século XIX que temos de os considerar como uma constante da história da publicidade. No romance de 1838, o perfumista Birotteau procura validar a sua "Dupla Pasta das Sultanas" e o seu "Óleo Cefálico" com autoridade científica, títulos sugestivos, frases entre a verdade e a mentira e promessas de sonhos. E hoje?

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E hoje?

O "hidratante 24h fortificante" (?) Aqualia Thermal de Vichy promete "eficácia comprovada por controlo médico". Noutro anúncio de Vichy, o Céllébiotic, produto "activador de saúde celular", diz-se premiado pela votação dum "Comité Cosmétologique independente". Na Internet verifiquei que o prémio é atribuído por um grupo anónimo escolhido pela revista. Para se usar em anúncios o nome e o logótipo do prémio tem de se pagar à revista.

O produto Derma Genèse de L’Oréal reivindica o uso do "ácido hialurónico", que é "conhecido por dermatologistas". O produto Bonacure de Schwartzkopf promete "Tecnologia Anti-Idade" (!) com "Coenzima Q10 e Colagénio" o que "rejuvenesce a estrutura do cabelo, retardando o seu enfraquecimento". O produto Pantene Pro-V tem "Máscaras Intensivas" (!) para reparar "até 3 meses de sinais de danos" no cabelo "em apenas 1 minuto". Estes produtos não dizem o que são: se creme, leite ou spray.

O champu Fructis anticaspa Mentol Fresh afirma que a sua fórmula contém "extracto de menta fresca" e "zinc pyrithione purificante" (os publicitários não souberam traduzir para piritionato de zinco). Foi testado em 34 indivíduos em toda a Europa. Tem uma novidade extraordinária: o "efeito glaciar" ou "efeito frescura glaciar".

A L’Oréal juntou-se à Nestlé para "inventar o futuro da beleza". Para travar a queda do cabelo, fabricaram o Innéov, que é o "1º concentrado nutricional Antiqueda + Volume". O produto não tem óleo de avelã, como o "Óleo Cefálico", mas tem "taurina". Promete 73% de diminuição da queda, que é a "percentagem de utilizadores onde [ou em que?] os dermatologistas constataram melhoria." Todos os dermatologistas? Alguns? Quais? Onde? Quando? Em quem? Também promete não só travar a queda, mas também "favorecer a fabricação" (!) de cabelo "forte e espesso". E ainda promete "preservar" em 3 meses "aproximadamente 2.000 cabelos" (!). E serão 3 meses? Isso, dizem, é uma "extrapolação de resultados de um estudo clínico a T6 meses." O que serão "T6" meses? Meses medidos em assoalhadas? Que "estudo clínico" é este? E que extrapolação?

Birotteau dava a sua própria garantia de qualidade ao seu "Óleo Cefálico". Os produtos Color-Vive de LÓréal, que têm "Nutri-Filtro UV" para o cabelo ficar "sedoso" e "prolongar" o brilho, dão "+85% de brilho da cor" o que é comprovado apenas pelo próprio fabricante, pois essa "avaliação" em percentagem foi "feita em laboratório após uma aplicação" (?). Sucedem-se nos anúncios os testes em 34, 48, 120 homens ou mulheres e as garantias redundantes (o produto X garante o produto X). Os sonhos capilares são maravilhosos. O produto Aminexil SP94 de Dercos promete: a "massa capilar amplifica-se". Amplifica-se! Dizem as letras pequeninas: o diâmetro do cabelo engrossa "+22,5%". São detalhes impressionantes. O Innéov para homem promete "14% mais cabelos por cm2", medidos "clinicamente" por TrichoScan (um processo de verificação por cores de cabelos acessível pela Internet).

Na TV, a apresentador Sónia Araújo, conversando com a "mãe", que está fora de cena, afirma-se "nutrida", com o "cabelo nutrido": ela usou Nutrisse Creme de Garnier. Não tem avelã, mas abacate, e muito: tem "duas vezes mais óleo nutritivo de abacate".

O champu Linic Tech promete "atracção" num local público por alguém do sexo oposto. Com a "tecnologia Linic" fica-se sem caspa, ou melhor, como se lê em letras imperceptíveis na TV, "sem caspa visível quando usado regularmente". E, se Birotteau alardeava apoios da Academia e do Instituto de França, o Linic tem "cientistas" que "inventaram" a "fórmula Linic" e por isso este champô é "o único recomendado pela Academia Internacional de Dermatologia Cosmética", informação de que não encontrei confirmação no "site" desta instituição. Nenhum destes anúncios refere eventuais efeitos secundários causados por produtos apresentados como tecnologia e como científicos e clínicos.

Balzac escreveu, em 1838, que o seu Birotteau tinha sido, em 1810, o primeiro perfumista a alardear "esse luxo de cartazes, de anúncios e de meios de publicidade a que talvez injustamente chamam charlatanismo". Injustamente. Talvez.

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