Opinião
Para crescer é preciso sair fora de si
Para crescer é necessário olhar para fora e para o que se passa à volta. Ver onde se está e onde se poderia chegar.
Os bébés maravilham-se com a descoberta dos seus pés, quando o seu mundo se expande até à ponta dos dedos. À medida que vão crescendo, descobrem que, afinal, o mundo não gira à volta deles. Constatam que não são "o centro" do universo.
Podem ocorrer duas atitudes: lançar-se com paixão ao mundo real, procurando intervir, inspirar e participar em actividades que contribuam para a melhoria da sociedade, ou, pelo contrário, fechar-se em si mesmos, preocupando-se apenas com o seu "umbigo". No primeiro caso, as pessoas amadurecem. No segundo, caso infantilizam-se.
É difícil alguém melhorar quando só pensa na sua satisfação. Os seus objectivos esgotam-se nos interesses pessoais. Por isso, tantos projectos se extinguem quando o seu "autor" morre ou nem chegam a alicerçar-se porque de uma ideia salta-se para outra ideia e depois para outra, seguindo os "caprichos" imediatos do sujeito.
Para crescer é necessário olhar para fora e para o que se passa à volta. Ver onde se está e onde se poderia chegar. Tomar consciência do real valor das situações, das pessoas e do que está ao alcance realizar. Nessa altura, deve analisar-se a oportunidade e, no "timing" certo, perseguir esse objectivo que se reflectirá nos outros e perdurará para além dele mesmo, para o bem comum.
Os dois filmes seleccionados descrevem pessoas que, ao conhecerem o que se passa ao seu redor, resolvem actuar. Procuram fazer o que consideram justo e melhor para todos e não "jogadas" que lhes garantam a realização dos seus egoístas sonhos particulares. São líderes, gente crescida e madura que pensa para fora de si.
"Terra Prometida"
Realizador Gus Van Sant
Atores Matt Damon; Frances McDormand
Duração 106 min.
Ano 2012
Um jovem funcionário de uma companhia de gás vai com uma colega "vender" o seu negócio a uma localidade. O objectivo é conseguir comprar as terras agrícolas por "bom" preço para depois explorar o gás desse subsolo. Tudo vai bem encaminhado até que um dos habitantes explica o perigo que poderia ser para a saúde pública. Alguns habitantes hesitam então em vender os seus terrenos.
Entra em cena um ecologista que defende os habitantes contra a poderosa multinacional. O funcionário motivado por uma recente promoção não desiste e consegue "desmascarar" o ambientalista, provando que os argumentos dele são inválidos. No entanto, descobre que tudo fora "encenado e preparado" pelas suas chefias da multinacional. Confirma que os dados reais são inconclusivos e que tudo é uma farsa. As garantias para a saúde pública e o impacto social do negócio não são "claros e evidentes". Que fazer?
Analisa a sua posição e toda a situação. Decide dizer a verdade e ajudar a população a pensar no que seria melhor para todos. É despedido mas outras portas se abrem. Crescera e tem a coragem de seguir outros interesses para além da sua carreira e do seu dinheiro. Aprendera que vale a pena viver uma vida inspiradora e não "realizar apenas um trabalho". Está muito em jogo naquilo que cada um faz.
Tópicos de análise
• Analisar todos os dados de uma questão é essencial para chegar à solução.
• Quando se vai além dos próprios interesses abrem-se vastos horizontes.
• As consequências de um trabalho também "marcam" a sua honestidade.
"Lincoln"
Realizador Steven Spielberg
Atores Daniel Day Lewis; Sally Field
Duração 150 min.
Ano 2012
A figura de Lincoln já foi representada inúmeras vezes no cinema. Desta vez, pela mão de Spielberg e com a fabulosa actuação de Daniel Day Lewis, o presidente americano surge nos "bastidores" da política e da sua vida pessoal.
Ao longo do filme desenrolam-se duas batalhas: a feroz guerra civil e a abolição da escravatura. São questões onde Lincoln se vai envolver totalmente e que estão interligadas. Ele sabe que a sua visão e as suas decisões correm o perigo de dividir ainda mais o país e de fazer perder o apoio que alcançara nas eleições. Alguns aconselham-no a "pactuar", a adiar, a não arriscar o seu "prestígio" e o seu futuro político.
Ele analisa a conjuntura e considera como prioritário abolir a escravatura. Quer aproveitar o "timing" e desencadeia então acções para aprovar uma lei nesse sentido. Serve-se de todos os meios ao seu alcance, alguns pouco edificantes.
Os desafios aumentam mas as dificuldades fazem-no crescer e defender os seus pontos de vista com audácia e astúcia. Tem a convicção que não está a lutar pelos seus interesses mas por um projecto que permanecerá para lá do seu mandato. Isso dá-lhe força e motiva outros a segui-lo. Arrisca, insiste, fala com todos, enfrenta com valentia os obstáculos (também familiares) e de facto com os seus actos vai fazer História.
Tópicos de análise
• Para crescer é preciso correr riscos e abandonar a "zona de conforto".
• Uma pessoa madura sabe criar oportunidades sem esperar por elas.
• Um líder supera-se ao lutar por objectivos maiores que ele mesmo.