Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Recado americano para a Europa

Se a Europa Ocidental votasse nas eleições dos Estados Unidos da América, Hillary Clinton teria sido eleita. Só assim se compreende a onda de assombro e de alguma arrogância que varre o Velho Continente, de Lisboa até Berlim.

  • 4
  • ...

Eleições democráticas deram vitória a um milionário que ficou popular por um "reality show" onde despedia os concorrentes com um emblemático "you're fired".

 

E esse grito calou fundo na América rural, das cidades industriais do "rust belt" ameaçadas pelo desemprego provocado pelo encerramento das fábricas varridas pela  globalização. Pessoas  vítimas de processos de deslocalização industrial que só se preocupam com os custos financeiros. Essa América sem voz, a mesma do filme (de 1990) "Roger e Eu", de Michael More, deu a vitória a um candidato que mesmo a elite do seu partido considerava na mais benévola classificação um "palhaço".

 

O desenho constitucional americano impede que Trump seja tão mau Presidente como muita gente bem pensante prevê. E sendo um homem inteligente (obviamente é) até pode surpreender.

 

Mas do lado de cá do Atlântico há legítimas razões para ficarmos preocupados com o recado da democracia americana. Tal como no Brexit, os americanos votaram contra o sistema, contra os burocratas que não ligam às preocupações reais das pessoas, contra a falta de esperança. Numa Europa anémica, com um exército de desempregados, que vê os seus filhos a ter um nível de vida pior do que a geração dos pais, com uma onda massiva de nova migrações ameaçar valores culturais e pressionando os salários dos trabalhadores menos qualificados, o pior pode acontecer. E o pior para a actual União Europeia é uma vitória da senhora Marine Le Pen nas próximas eleições francesas. Nesse caso, a comunidade que garantiu a paz e até recentemente a prosperidade na Europa corre o risco de acabar. E Portugal não tem plano B para esse cenário.

 

Director-adjunto do Correio da Manhã

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio