Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Standard & Poor’s corta rating de Itália em um nível

A agência de notação financeira reviu em baixa a qualidade da dívida soberana de Itália, passando a sua classificação de ‘BBB’ para ‘BBB-’. Ou seja, passou para o último nível de investimento. Se descer mais um degrau, entra na categoria especulativa, o chamado "lixo".

05 de Dezembro de 2014 às 18:35
  • 4
  • ...

A S&P cortou o rating da dívida de longo prazo de Itália, colocando-a a um nível de "lixo". A justificar a decisão "está o facto de o forte aumento da dívida, conjugado com o baixo crescimento e a deterioração da competitividade, não serem adequados a uma classificação ‘BBB’", já que minam a sustentabilidade da dívida pública, sublinha a agência no seu relatório divulgado esta sexta-feira.

 

"A Standard & Poor’s reviu em baixa as suas projecções de crescimento do PIB real e nominal de Itália para o período de 2014-17, de 1% e 1,9% para 0,5% e 1,2%, respectivamente, uma vez que a inflação persistentemente baixa e um difícil contexto de negócios continuam a pesar nas perspectivas económicas do país", refere a S&P.

 

A S&P estima, por outro lado, que o défice médio anual do Estado seja de 2,5% do PIB em 2014-2017 e que a dívida pública atinja 133% do PIB em 2016 e ascenda a 2,25 biliões de euros no final de 2017.

 

Em resumo, a agência considera que as fracas perspectivas económicas minam a dinâmica do serviço da dívida. No entanto, o "outlook" para Itália é "estável", o que significa que a S&P não prevê voltar a baixar em breve o rating do país. A contribuir estar o facto de prever que Itália saia da recessão em inícios do próximo ano.

 

(Notícia actualizada às 19h13)

Ver comentários
Saber mais Itália S&P rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio