Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novos certificados de aforro vão pagar menos que o prémio em Junho

Com a Euribor a três meses em "terreno" negativo, a taxa bruta a aplicar aos novos certificados de aforro vai baixar no próximo mês. O juro será mesmo mais baixo que o prémio oferecido de 1%.

Bruno Simão/Negócios
26 de Maio de 2015 às 11:56
  • 4
  • ...

Os certificados de aforro vão render ainda menos a partir do próximo mês. Com a Euribor a três meses em queda, estando mesmo abaixo de zero, vai encolher o retorno oferecido por estes títulos aos investidores. A taxa será mesmo menor que o prémio de 1% que é aplicada aos títulos da Série D. E os da Série C também vão dar menos de 3%.

 

Desde meados de Abril que a Euribor a três meses passou para "terreno" negativo. Ao baixar de zero impactou o retorno dos certificados subscritos este mês, mas manteve o juro acima do prémio de 1%, nos 1,001%. Em Junho, contudo, o resultado já será bem diferente, tendo em conta que a taxa de mercado está cada vez mais negativa.

 

Considerando a média da taxa nas 10 últimas sessões do mês, até ao antepenúltimo dia, ou seja, até esta terça-feira, a média da Euribor a três meses ficou em -0,011%. Esta média é depois somada ao prémio aplicado à Série D, de 1%. Normalmente, aumenta a taxa. Desta vez baixa-a para 0,989%.

 

E mesmo quem mantém os da Série C, subscritos até ao final de Janeiro, que beneficia de um prémio extraordinário de 275 pontos base até ao final de 2016 a que se somam 25 pontos da fórmula de cálculo, vai ver a taxa ficar abaixo do prémio caso tenha revisão de taxa em Junho. De acordo com os cálculos do Negócios, o juro bruto será de 2,990%.

 

Tanto no caso dos certificados da Série D como nos da Série C, as taxas brutas a aplicar a estes títulos em Junho será a mais baixa desde Setembro de 2012, altura em que para reabilitar o retalho como fonte de financiamento o Governo decidiu rever a remuneração aplicada a estes produtos, lançando ainda os Certificados do Tesouro Poupança Mais.

Ver comentários
Saber mais Série C Série D Governo Euribor certificados taxa juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio