Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia quer regresso "gradual" aos mercados

Responsável pela gestão da dívida pública grega defende um regresso "gradual" aos mercados para aumentar a confiança dos investidores na recuperação do país.

Bloomberg
11 de Fevereiro de 2014 às 12:52
  • 1
  • ...

O presidente do órgão de gestão da dívida pública da Grécia quer que o país volte a financiar-se no mercado. Um regresso que considera fundamental para aumentar a confiança dos investidores na recuperação da economia grega.

 

Em declarações ao "Financial Times", Stelios Papadopoulos defendeu que um regresso "gradual" permitiria a reconstrução de um mercado de dívida em bom funcionamento, e o regresso dos investidores de longo prazo. "Do dinheiro real", acrescentou.

 

"É o futuro económico da Grécia – e não o seu passado – o que acreditamos ser o factor-chave que os investidores institucionais vão considerar no retorno da Grécia aos mercados", explicou o responsável.

 

Apesar das preocupações generalizadas com o ritmo das reformas implementadas pela Grécia e com a sua estabilidade política, os juros da dívida a 10 anos baixaram para 7,6%, o valor mais baixo desde Maio de 2010.

 

Escreve o "Financial Times" que tanto a Irlanda como Portugal realizaram emissões de dívida antes de concluírem o seu programa de assistência financeira, o que incentiva a Grécia a seguir-lhes os passos. Contudo, a troika receia que essas iniciativas possam desviar o país das reformas económicas e fiscais que são fundamentais à sua recuperação.

 

Papadopoulos garante, no entanto, que o objectivo seria realizar pequenas emissões de curto prazo, até porque os parceiros do país "também querem ver a Grécia recuperar o acesso ao mercado de uma forma credível e permanente", sublinha.

Ver comentários
Saber mais Grécia Financial Times Stelios Papadopoulos Portugal Irlanda mercado de dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio