Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida portuguesa em queda há oito sessões

O prémio de risco da dívida portuguesa a 10 anos caiu 60 pontos base desde que a Grécia avançou com o pedido formal do terceiro resgate. A "yield" dos títulos a 10 anos está abaixo dos 2,7%.

Reuters
16 de Julho de 2015 às 09:27
  • 1
  • ...

Os juros das obrigações soberanas portuguesas estão a recuar pela oitava sessão consecutiva, em linha com o comportamento dos títulos de dívida dos países periféricos do euro, depois da Grécia ter dado mais um passo para receber um terceiro resgate e evitar a saída do euro.

 

O Parlamento grego deu "luz verde" ao programa de austeridade acordado entre Alexis Tsipras e os credores. Esta quinta-feira, 16 de Julho, será a vez dos ministros das Finanças da Zona Euro tomarem posições e o BCE tem uma reunião de política monetária onde deverá tomar uma decisão sobre a linha de liquidez de emergência a ceder aos bancos.

 

A "yield" das obrigações do Tesouro a 10 anos está a recuar 1 ponto base para 2,68%, registando também quedas ligeiras nas maturidades mais curtas, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg.

 

Desde 6 de Julho – dia seguinte ao referendo e quando o Governo grego fez saber que iria solicitar um terceiro resgate – os juros da dívida portuguesa têm recuado todos os dias. Neste período a queda foi de 50 pontos base.

 

A queda no "spread" da dívida portuguesa é ainda mais pronunciada, já que os juros da Alemanha têm subido nas últimas sessões. O diferencial que os investidores exigem para comprar títulos de dívida de Portugal em detrimento da Alemanha está esta manhã em 182 pontos base, quando a 7 de Julho chegou a superar os 240 pontos base para máximos de Novembro do ano passado.

 

A aprovação das medidas no parlamento grego "vai condicionar o sentimento do mercado, sendo que vemos potencial para mais descidas nos ‘spreads’ da periferia", refere à Bloomberg Richard McGuire, do Rabobank.

 

A taxa de juro das obrigações espanholas baixou esta quinta-feira dos 2% pela primeira vez em seis semanas, na sétima sessão consecutiva de descidas que representa o ciclo de quedas mais longo desde Agosto do ano passado. A "yield" da dívida italiana a 10 anos está estável em 2%, depois de a 29 de Junho ter atingido um máximo de 11 meses nos 2,72%. 

Ver comentários
Saber mais Grécia Alexis Tsipras Richard McGuire dívida Portugal obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio