Notícia
Depois de Portugal, IP, Brisa e CP, Moody’s melhora perspectiva da Madeira e Açores
A agência de notação financeira elevou, de estáveis para positivos, os ‘outlooks’ atribuídos à evolução dos ratings das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A melhoria das perspectivas para a evolução da qualidade da dívida da Madeira e dos Açores segue-se à mesma decisão tomada na passada sexta-feira para o rating de Portugal.
Segundo o relatório da Moody’s, a que o Negócios teve acesso, "esta alteração reflecte a expectativa de um risco sistémico reduzido, tal como se depreende pela melhoria do ‘outlook’ do rating soberano de Portugal, de Ba1 [primeiro nível de ‘lixo’], que passou também de estável para positivo no passado dia 1 de Setembro".
A Moody’s explica, no seu relatório, que esta alteração das perspectivas dos Açores e da Madeira reflecte uma diminuição da pressão sistémica após a melhoria do ‘outlook’ de Portugal.
"A base das receitas para ambas as regiões autónomas aumentará à medida que as melhores perspectivas económicas de médio prazo para o país se forem graduamente reflectindo numa maior receita fiscal partilhada e em crescentes transferências de dinheiros públicos para estes dois governos regionais de Portugal", sublinha o mesmo documento.
No entender da Moody’s, estes dois elementos ajudarão os esforços de ambas as regiões no sentido de reequilibrarem os seus orçamentos no futuro e, consequentemente, reduzirão as suas necessidades de financiamentos adicionais da dívida.