Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas indefinidas aguardam minutas da Fed. Petróleo sobe e euro cai

As bolsas europeias negoceiam sem uma tendência definida, com os investidores a aguardarem a divulgação das minutas da Fed. O petróleo em Nova Iorque recupera de cinco sessões de quedas, enquanto o euro continua a a perder terreno face ao dólar.

Europa negoceia em terreno positivo
  • 2
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,42% para 6.108,44 pontos

Stoxx 600 sobe 0,16% para 405,42 pontos

Nikkei subiu 0,85% para 20.196,56 pontos; Topix valorizou 0,62% para 1.643,40 pontos

"Yield" da dívida portuguesa a 10 anos alivia 2,2 pontos base para 2,329%

Euro recua 0,61% para 1,1082 dólares

Petróleo em Londres sobe 1,05% para 64,69 dólares por barril

 

Bolsas europeias sem tendência definida

As bolsas europeias negoceiam sem uma tendência definida, depois de o Stoxx600 ter encerrado a sessão de ontem num máximo de três semanas. Esta quarta-feira, os investidores aguardam com expectativa a divulgação das minutas da Fed para obterem pistas sobre o 'timing' em que o banco central deverá subir os juros.

 

A bolsa nacional negoceia em terreno negativo, pressionada, sobretudo, pelo BCP e pela Mota-Engil, que anunciou ontem uma queda de 50% nos seus lucros do primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado.  

 

Juros da dívida recuam em dia de emissão de BT

Os juros da dívida registam ligeiras quedas em todas as maturidades no dia em que Portugal vai ao mercado tentar obter até 1.500 milhões de euros através de uma dupla emissão de bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses.

 

O IGCP cumpre, assim, o calendário previsto para o segundo trimestre, no que toca ao financiamento de curto prazo. E tal como tem sido registado até à data, a taxa de juro média deverá recuar.

 

A yield a dois anos perde 4,2 pontos base para 0,061%, a cinco recua 1,4 pontos base para 1,009% e a 10 anos cai 2,1 pontos base para 2,330%.  

 

Euro perde terreno

A moeda única europeia está a perder terreno face ao dólar pela terceira sessão consecutiva, depois de Benoit Coeure, membro do Banco Central Europeu (BCE), ter avançado, na terça-feira, que a autoridade monetária vai acelerar a compra de activos em Maio e Junho, no âmbito do programa de flexibilização quantitativa (QE, na sigla inglesa).

 

Em apenas dois dias, o euro desvalorizou mais de 2,5% face à divisa norte-americana. Segue a perder 0,61% para 1,1082 dólares.

 

Crude em Nova Iorque interrompe série de cinco sessões de perdas

O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais, impulsionado pelos sinais de que o excesso de reservas nos Estados Unidos está a moderar. Segundo dados do Instituto Americano do Petróleo, as reservas de crude nos Estados Unidos diminuíram em 5,2 milhões de barris na semana que terminou a 15 de Maio. Os dados oficiais do governo norte-americano serão divulgados esta quarta-feira.

 

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,88% para 58,50 dólares depois de cinco sessões consecutivas de perdas. Já o Brent, negociado em Londres, valoriza 1,05% para 64,69 dólares.

 

Ouro em alta ligeira à espera da Fed

O metal precioso regista uma subida ligeira, depois de ter caído 1,7% na terça-feira, a maior descida desde 30 de Abril. O ouro avança 0,1% para 1.208,20 dólares, numa altura em que os investidores aguardam pela divulgação das minutas da Fed sobre a última reunião de política monetária.  

 

Destaques do dia 

 

Altice em conversações para comprar Suddenlink. A empresa francesa de Patrick Drahi, liderada por Dexter Goei, está em negociações avançadas para adquirir a companhia norte-americana de serviço por cabo.

 

Fitch corta rating do Banif, BCP, BPI e Montepio. A notação financeira Banif foi cortada em quatro níveis por parte da Fitch. O BCP e o Montepio viram o rating descer dois níveis e o BPI um. O banco liderado por Fernando Ulrich é o único que vê as perspectivas positivas.

 

Fitch faz razia aos bancos europeus por assumir que Estados deixam de os resgatar. A agência Fitch reiterou e subiu alguns ratings, mas a acção mais aplicada foi um corte na classificação. Além da Ásia e EUA, um pouco por toda a Europa os bancos viram as suas notações baixarem: 4 em Portugal, 16 em Espanha, 5 em Itália, 4 na Áustria e muitos mais.

 

Lucros da Mota-Engil caem 54% no primeiro trimestre. Mota-Engil reportou um lucro de 3,399 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, uma queda de 53,7% face aos 7,339 milhões registados no período homólogo de 2014.                                                                      

 

EDP Renováveis conclui venda de posição minoritária no Brasil à China Three Gorges. A EDP Renováveis comunicou à CMVM que concluiu a venda de uma posição minoritária em parques eólicos no Brasil à China Three Gorges, empresa chinesa que detém 21,35% do capital social da EDP.

 

O que vai acontecer hoje

 

Banco de Inglaterra. Divulgação das minutas relativas à mais recente reunião de política monetária, realizada a 11 de Maio.

 

Fed. Divulgação das minutas relativas à mais recente reunião de política monetária, realizada entre 28 e 29 de Abril.

 

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados Londres Fed BCP Mota-Engil Portugal mercado e câmbios economia negócios e finanças macroeconomia Banco Central Europeu EUA Europa BCE Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio