Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho dos mercados: Bolsas caem, juros sobem e petróleo valoriza

A Bolsa de Lisboa fechou a cair, em linha com os mercados accionistas europeus. As taxas de juro implícitas da dívida soberana subiram em Portugal, ao passo que os Bunds alemães fecharam a recuar. O euro está a valorizar face ao dólar e petróleo avança pela segunda sessão consecutiva.

Bruno Simão/Negócios
29 de Maio de 2015 às 17:20
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desvalorizou 1,56% para 5.839,50 pontos

Stoxx 600 recuou 1,71% para 399,87 pontos

S&P500 cai 0,44%, para 2.111,55 pontos

Yield das obrigações do Tesouro a 10 anos subiu 2,9 pontos base, para 2,567%

Euro ganha 0,41% para 1,0993 dólares

Petróleo em Londres avança 3,28% para 64,63 dólares por barril

 

BCP, JM e CTT arrastam o PSI-20

Após duas sessões de ganhos, a bolsa de Lisboa voltou a recuar esta sexta-feira. Numa sessão em que as principais praça europeias fecharam no "vermelho" – com a queda de 2,53% do francês CAC40 a liderar -, o PSI-20 perdeu 1,56% para 5.839,50 pontos. A pressionar as bolsas voltou a estar o receio dos investidores de que a Grécia não chegue a acordo com os credores. Destaque para o Stoxx 600, índice europeu de referência, que caiu abaixo dos 400 pontos. Perdeu 1,71% para 399,87 pontos.

 

No principal índice de Lisboa, foi a Altri que registou a maior queda - perdeu 6,91% para 3,80 euros -, mas foram os desempenhos do BCP, Jerónimo Martins e CTT que mais pesaram. As acções do banco desvalorizaram 1,96% para 8,52 cêntimos, ao passo que a Jerónimo Martins perdeu 1,53% para 12,515 euros. Já os títulos dos CTT caíram 2,23% para 9,20 euros. Entre os 18 títulos do índice, apenas Impresa e PT SGPS subiram na sessão.

 

Juros da dívida avançam pela segunda sessão

As taxas de juro da dívida soberana portuguesa voltaram a subir na sexta-feira. Numa sessão em que os países da periferia registam desempenhos mistos, a "yield" de Portugal a 10 anos avançou 2,9 pontos base para 2,567%. Os receios em relação à Grécia continuam a dominar a atenção dos investidores, numa altura em que se aproxima o fim do prazo para o Governo helénico e os parceiros chegarem a acordo.

 

Euribor a três meses sai de mínimo

A Euribor a três meses subiu esta sexta-feira. A taxa passou de -0,013% para -0,012, afastando-se ligeiramente do actual mínimo histórico. O desempenho daquele que é um dos indexantes mais utilizados pelos portugueses nos seus créditos à habitação foi contrário à taxa a um mês. Esta Euribor voltou a recuar, desta feita de -0,058% para -0,059%, o novo mínimo histórico.

 

Euro valoriza pela terceira sessão

A moeda está de novo a valorizar esta sexta-feira. Após ter estado a recuar no início da sessão, o euro avança agora 0,41% para 1,0993 dólares. Esta é já a terceira sessão de ganhos da moeda face ao dólar, numa semana em que, ainda assim, acumula uma perda de 0,16%.

 

Petróleo dispara com menores reservas

Após ter invertido na última sessão das perdas para os ganhos, o Brent, negociado em Londres, mantém essa tendência na sessão desta sexta-feira. Avança 3,28% para 64,63 dólares por barril, após as reservas de crude nos EUA terem caído pela quarta semana. Esta que é a maior série de descidas desde Setembro alimenta a perspectiva de que o grande excesso de oferta no mercado poderá ter chegado ao fim.

 

Menor risco de subida dos juros impulsiona ouro

O ouro está de novo a valorizar esta sexta-feira. É a terceira sessão consecutiva de ganhos, com a matéria-prima a avançar 0,15% para 1.190,15 dólares por onça. Mas chegou a subir 0,46%, num dia em que se soube que a economia norte-americana recuou 0,7% no primeiro trimestre. Muito pior que o a estimativa de crescimento de 0,2%, o que diminui o risco de que a subida dos juros nos EUA esteja para breve.

 

Destaques do dia

 

Assembleia-geral da PT SGPS com 37% do capital representado. A assembleia-geral da PT SGPS, que está a decorrer esta sexta-feira, 29 de Maio, conta com 37% do capital representado. A aprovação das contas relativas a 2014, a alteração do nome para PHarol e da sede social para as Amoreiras e a nova administração são alguns dos pontos da agenda.

 

Armando Pereira da Altice deverá ser o novo presidente da PT Portugal. O accionista da Altice e dono de 30% da empresa francesa Armando Pereira deverá ser o novo presidente do conselho de administração da PT Portugal, adiantou à Lusa fonte ligada à operação.

 

Schäuble define 30 de Junho como data limite para acordo com a Grécia. O ministro alemão das Finanças estabeleceu o próximo dia 30 de Junho como a data limite para alcançar um acordo com a Grécia. Este é o dia em que termina o resgate grego depois de em Fevereiro ter sido novamente prolongado por quatro meses.

 

PT SGPS fecha primeiro trimestre com prejuízo de 43 milhões. A PT SGPS registou um prejuízo de 43 milhões de euros, o que corresponde a um agravar dos resultados negativos, devido essencialmente aos prejuízos registados pela Oi.

 

Martifer com prejuízos de 2,7 milhões no primeiro trimestre. A Martifer fechou o primeiro trimestre com prejuízos de 2,7 milhões de euros, quase quatro vezes menos face ao resultado negativo de 10,3 milhões registados em igual período do ano passado. O grupo dos irmãos Martins apresenta melhores resultados operacionais e continua a cortar na dívida.

 

 

O que vai acontecer segunda-feira

G7. Encontro entre Angela Merkel, François Hollande e Jean-Claude Juncker, para discutir a economia digital, energia, clima e emprego, na antevisão do encontro do G7, na Baviera

 

Zona Euro. Índice de gestores de compras (PMI) da Markit para a indústria, em Maio - estimativa final [anterior: 52,3 pontos; estimativa: 52,3 pontos]

 

EUA. Consumo privado, em Abril [Anterior: 0,4%; Estimativas: 0,2%]

 

EUA. Índice de gestores de compras (ISM) para a indústria, em Maio [anterior: 51,5 ; estimativa: 52,0]

Ver comentários
Saber mais bolsas mercados dívida câmbio Euribor matérias-primas Europa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio