Notícia
Petróleo abaixo dos 30 dólares em Nova Iorque
O petróleo está a transaccionar abaixo dos 30 dólares, em Nova Iorque, pela primeira vez desde Dezembro de 2003, pressionado pelo excesso de oferta e abrandamento da procura.
Um barril de petróleo já vale menos de 30 dólares. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, tocou nos 29,97 dólares, um mínimo de mais de 12 anos. O aumento da oferta e abrandamento da procura, associado à valorização do dólar estão a pressionar os preços.
O petróleo de referência para a Europa transacciona também próximo dos 30 dólares por barril. O Brent negociado em Londres está a desvalorizar 2,95% para 30,62 dólares por barril. Já recuou 3,55% para 30,43 dólares durante a sessão, o valor mais baixo desde Abril de 2004. O West Texas Intermediate caiu um máximo de 4,04% para 29,97 dólares durante a sessão, o valor mais baixo desde Dezembro de 2003.
O aumento de oferta, num cenário de abrandamento da procura, tem pressionado os preços do "ouro negro" desde 2014. Previsões que estão a acentuar-se no arranque do ano levando a matéria-prima a renovar mínimos. O departamento de Energia dos EUA irá actualizar esta quarta-feira os dados referentes aos inventários de produtos petrolíferos e os analistas antecipam que tenham subido dois milhões de barris na semana passada.
A valorização do dólar, divisa em que é transaccionado o petróleo, tem acentuado a pressão sobre os preços, levando o Morgan Stanley a admitir uma queda até aos 20 dólares por barril. O banco calcula que a variação de 1% na moeda leva a cotação do Brent a oscilar entre 2% e 4%.
A tendência de queda alastra-se ao sector. O índice de matérias-primas da Bloomberg tocou esta terça-feira no valor mais baixo desde 1991, o primeiro ano em que há registos comparáveis. O Bloomberg Commodity Index, que reflecte a evolução dos contratos futuros de 26 matérias-primas, recuou um máximo de 1,27% para 74,17 pontos, o valor mais baixo em mais de 25 anos.