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Petrolíferas mantêm descontos, mesmo para os simples

A Apetro já tinha avisado que os combustíveis simples não seriam tão baratos quanto os vendidos pelos hipermercados. Custam, em média, apenas menos dois cêntimos do que os normais, mas podem ficar mais baratos com os descontos.

Miguel Baltazar/Negócios
17 de Abril de 2015 às 11:33
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O arranque da comercialização de combustíveis simples ditou diferentes estratégias por parte das gasolineiras de referência, mas a lógica das promoções mantem-se igual. Os descontos com cartões, talões e afins continuam a ser uma realidade, o que permitirá aos consumidores destes produtos sem aditivos aproximarem o valor de aquisição do litro nos postos das marcas ao praticado nos hipermercados.

 

Ao Negócios, a Galp Energia confirmou que manterá a política de descontos no preço por litro dos seus combustíveis, sendo este aplicado tanto aos normais, que continua a comercializar, mas também aos simples, mais baratos. E o mesmo vai fazer a BP, de acordo com o comunicado enviado pela petrolífera.

 

"A BP vai prosseguir com a sua estratégia de parcerias, programas de fidelização e de descontos totalmente inalterada, uma vez que estes programas já entregam aos nossos clientes uma proposta de valor que vai muito para além das ofertas ditas ‘low cost’", refere a companhia.

 

Nestes produtos simples, em média, as gasolineiras estão a praticar valores dois cêntimos inferiores aos dos combustíveis normais, o que os mantém bastante acima dos preços praticados nos postos "low cost". Mas a Apetro, que representa o sector, já tinha feito o alerta de que os custos de estrutura diferentes impediam uma grande aproximação.

 

Enquanto, por exemplo, na Galp Energia o gasóleo simples custa 1,259 euros, no Pingo Doce o valor por litro é de 1,099 euros. Ou seja, são 16 cêntimos a menos. Mas com os descontos, a diferença torna-se bem menor. No caso desta petrolífera, que tem a maior quota no mercado nacional, é possível conseguir um desconto de 10 cêntimos por litro para os clientes do Continente.

 

75% com desconto

 

Em Portugal, o grosso dos combustíveis é vendido com preços inferiores aos anunciados. São poucos os portugueses que pagam o "preço da bomba": "75% dos combustíveis são vendidos com preços promocionais", diz Vítor Machado, representante da Deco na ERSE. E este facto também explica, diz o especialista, os preços mais elevados dos produtos simples nos postos de referência, em comparação com os dos hipermercados.

 

"Isso tem muito a ver com a dependência dos portugueses dos descontos", nota. "As petrolíferas não vão abdicar dos descontos que lhes permitem, no final, ter preços mais competitivos". É um "efeito pernicioso" que faz elevar os valores afixados, refere Vítor Machado.

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