Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apetro: Imposição de combustíveis simples é "um passo atrás" para os consumidores

A associação que representa as empresas petrolíferas reitera as críticas à imposição de venda de combustíveis simples, que passaram a ser comercializados no final da semana passada com valores pouco inferiores aos normais. "É um passo atrás", nota.

João Miguel Rodrigues/Cofina Media
20 de Abril de 2015 às 13:25
  • 2
  • ...

A Apetro mantém as críticas à obrigatoriedade de comercialização de combustíveis simples nos postos de abastecimento. Lamentando a imposição, defende que a legislação aprovada no final do ano, mas que entrou em vigor no final da semana passada, "representa um passo atrás em múltiplas frentes". E diz que isso traz consigo consequências para o mercado português, logo para os consumidores.

 

Em comunicado apresenta cinco pontos que mostram, na perspectiva da Apetro, o porquê de a nova legislação ser "um passo atrás". O primeiro é "no funcionamento do mercado da energia, ao cortar de modo intrusivo a liberdade dos operadores de apresentarem aos consumidores a sua gama de produtos (…) reduzindo assim a concorrência entre operadores e indo, obviamente, em contracorrente com as tendências na UE.

 

Como consequência, a Apetro diz que "impondo a venda de produtos indiferenciados por todos os operadores, se reduz a liberdade de escolha dos consumidores, impedindo-os de seleccionar as marcas com base na diferenciação de produtos".

 

Os combustíveis simples são alvo de crítica por parte da associação também pelas suas qualidades. Reduzem o rendimento e longevidade dos motores "já que a maioria dos combustíveis aditivados são desenvolvidos em colaboração com os construtores de automóveis que, cada vez mais, recomendam fortemente a sua utilização".

 

"É um passo atrás na eficiência energética, já que a ausência de alguns aditivos irá provocar aumento de consumo, em completa contradição com a intenção de melhorar aquele indicador", diz a Apetro, apontando ainda para o facto de ser "um passo atrás na preocupação com as alterações climáticas" já que a menor eficiência, "implica um maior consumo por quilómetro percorrido e, consequentemente, mais emissões de gases com efeito de estufa". 

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo simples "premium" normais preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio