Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira da Silva: combustíveis simples vão “aumentar a liberdade de escolha e a concorrência”

O ministro do Ambiente acredita que a medida será benéfica com os consumidores, mesmo com algumas das gasolineiras a anunciarem uma limitação nas opções disponibilizadas nos postos. Moreira da Silva desdramatiza e diz que é preciso esperar até ao primeiro dia de aplicação da reforma.

Miguel Baltazar
15 de Abril de 2015 às 20:40
  • 5
  • ...

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, defendeu que é preciso esperar até à próxima sexta-feira, 17 de Abril, para perceber o verdadeiro impacto da reforma dos combustíveis simples.

 

"Vamos ter de esperar até sexta-feira. Nestas coisas não vale a pena fazer análise", posicionou aos jornalistas esta quarta-feira, 15 de Abril. "Tenho lido declarações bastante precipitadas sobre esta reforma quando a mesma ainda não ocorreu", rematou.

 

"Muitos dos que retiraram ilacções precipitadas foram os que se enganaram com os sacos de plástico e com a taxa de carbono na fiscalidade verde. Eu tenho memória, espero que toda a gente também tenha", acrescentou.

 

A Cepsa, a única que já revelou os preços que vai praticar nestes produtos sem aditivos, vai cobrar o mesmo que actualmente nos combustíveis normais. Para além disso, à semelhança de outras empresas, vai passar a oferecer - além dos simples - apenas os combustíveis "premium".

 

Questionado sobre o impacto nos preços a pagar pelos consumidores, com um maior lucro para as gasolineiras a confirmar-se este cenário, o ministro responde com outra pergunta: "Porque havemos de condenar uma reforma que só vai conhecer a sua verdadeira dimensão na próxima sexta-feira?"

 

Ainda assim, Moreira da Silva admite que as diversas estratégias comerciais adoptadas pelas gasolineiras são benéficas porque tal "aumenta a liberdade de escolha dos consumidores e a concorrência". Caso essa liberdade acabe por ser condicionada pelas empresas, o ministro admite uma intervenção por parte da Autoridade da Concorrência.

 

Os combustíveis simples, ou seja, a gasolina e gasóleo sem quaisquer aditivos, começam a ser comercializados nos postos das gasolineiras sexta-feira, 17 de Abril. A partir de 4 de Maio, os postos têm de cumprir as regras de identificação destes combustíveis simples.

 

O decreto-lei que ditou a introdução dos combustíveis simples foi aprovado em Dezembro pelo Governo.

Ver comentários
Saber mais Ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva Autoridade da Concorrência economia negócios e finanças energia combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio