Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ecofin e dados económicos marcam o ritmo dos mercados

No final da semana, termina o prazo para que seja alcançado um novo acordo orçamental nos Estados Unidos

09 de Dezembro de 2013 às 11:15
  • ...

Wolfgang Schäuble | Líderes da União Europeia só deverão chegar a acordo sobre o Mecanismo Comum de Resolução a 17 de Dezembro.

 


A semana arranca com o encontro entre os ministros das Finanças da Zona Euro e da União Europeia e termina com o fim do prazo para que se alcance um acordo orçamental nos EUA. Ao mesmo tempo, serão conhecidos alguns indicadores das principais economias que poderão influenciar o rumo dos mercados accionistas a nível mundial.


Esta segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se, em Bruxelas, para discutir o programa de ajuda à Grécia bem como o progresso do resgate a Chipre. Terça-feira, será a vez da reunião entre os ministros das Finanças da União Europeia, onde a União Bancária estará em destaque.


"O principal foco das discussões desta semana estará na União Bancária e, em particular, no Mecanismo Comum de Resolução (SRM), que diz respeito ao processo e aos recursos utilizados para gerir a falência de bancos", referem os especialistas do RBC Capital Markets na nota de antevisão desta semana.


Ainda na passada sexta-feira, Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, reuniu os seus homólogos de França, Itália, Espanha, Holanda e Lituânia em Frankfurt, numa reunião de preparação para os encontros desta semana. Os líderes da União Europeia definiram um prazo até ao final do ano para chegarem a um acordo em relação a este mecanismo. "Uma conclusão firme sobre este tema terá de esperar, pelo menos, até ao Conselho Europeu de 19 de Dezembro", frisa o RBC.


Ainda no Velho Continente, a 12 de Dezembro, termina o prazo para o referendo aos 475 mil militantes do SPD em relação ao acordo para uma plataforma de coligação com a CDU/CSU. Pelo menos 20% dos membros do partido terão de responder para que o referendo seja considerado válido. Os resultados deverão ser conhecidos a 15 de Dezembro. Se este acordo for aprovado, permitirá que Angela Merkel tome posse a 17 de Dezembro. Caso contrário, o cenário de novas eleições volta a ficar aberto.


Acordo orçamental nos EUA
Do outro lado do Atlântico, chega esta sexta-feira ao final o prazo definido entre o Senado e o Congresso dos EUA para obterem um acordo orçamental duradouro. Este prazo foi estabelecido em Outubro, depois do acordo que colocou fim à paralisação parcial que se prolongou por 16 dias. Com o acordo alcançado em Outubro, o tecto da dívida foi aumentado para um valor que se antecipa que seja atingido a 7 de Fevereiro.


A marcar a negociação dos mercados vão estar ainda alguns indicadores macroeconómicos, nomeadamente as vendas a retalho. De acordo com os economistas consultados pela Bloomberg, as vendas deverão ter aumentado em Novembro com as compras natalícias. Um dado que poderá sinalizar uma evolução positiva da economia, aumentando a probabilidade de início da retirada dos estímulos da Fed.

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio