Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receio de subida dos juros na China penaliza bolsas asiáticas

A maioria das praças da Ásia fechou o dia em queda, depois dos dados relativos à inflação na China terem alertado para a possibilidade de uma subida das taxas de juro no país. A impedir maiores quedas estiveram as empresas do sector mineiro e petrolífero

12 de Junho de 2007 às 07:33
  • ...

A maioria das praças da Ásia fechou o dia em queda, depois dos dados relativos à inflação na China terem alertado para a possibilidade de uma subida das taxas de juro no país. A impedir maiores quedas estiveram as empresas do sector mineiro e petrolífero que beneficiaram com as subidas dos preços das matérias-primas.

Assim, tanto o índice de referência para o Japão, o Nikkei 225 , como o chinês CSI 300 caíram 0,4%. Apesar das quedas, houve várias empresas a bater máximos históricos, como a BHP Billiton, uma das maiores mineiras do Mundo. O resto do sector também esteve em alta.

A bolsa chinesa esteve a cair 2,5%, depois das estatísticas relativas à evolução do preço junto do consumidor terem revelado um crescimento de 3,4% em Maio, acima do esperado pelos analistas.

Esta aceleração da inflação levantou logo os receios de que o Banco Central da China pudesse voltar a subir as taxas de juro no país, de modo a controlar o crescimento, mas com o efeito negativo de tornar mais caro o crescimento das empresas locais.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio