Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: Aumento de capital é positivo para o BCP

A agência de notação financeira considera que o aumento de capital do Banco Comercial Português é "positivo" porque "vai permitir ao banco pagar parte da ajuda estatal" e "reforçar o seu capital".

Miguel Baltazar/Negócios
03 de Julho de 2014 às 12:02
  • ...

"Este aumento de capital é positivo porque vai permitir ao banco pagar a ajuda estatal e reforçar o seu capital", escreve a analista Maria Vinuela da agência Moody’s em comunicado emitido esta quinta-feira, 3 de Jullho.

 

O Banco Comercial Português (BCP) vai realizar um aumento de capital de 2.250 milhões de euros que lhe vai permitir pagar ao Estado 1,85 mil milhões de euros dos 3 mil milhões de euros de títulos de dívida convertível em capital (CoCo’s).

 

Este aumento de capital, destaca a agência de rating, permite ao banco aumentar o rácio core tier one de 8,4% (em Março de 2014) para 9%, ou seja, acima do nível mínimo exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) de 7%.

 

Além disso, com o reembolso de 1,85 mil milhões de euros ao Estado, o BCP espera melhorar a sua margem financeira trimestral em 50 milhões de euros. "Assim, este reembolso irá também afectar positivamente a rentabilidade do banco, aliviando a pressão sobre os ganhos" da instituição liderada por Nuno Amado.

 

O BCP avançou no dia 24 de Junho que vai realizar um aumento de capital de 2.250 milhões de euros. A operação será concretizada "através de uma oferta pública de subscrição reservada a accionistas no exercício dos respectivos direitos de preferência e demais investidores que adquiram direitos de subscrição, com a consequente emissão de 34.487.542.355 novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, sem valor nominal".

 

"O encaixe de aproximadamente 2.250 milhões de euros nesta oferta permitir-nos-á acelerar significativamente o calendário do reembolso dos instrumentos de capital híbrido subscritos pelo Estado [CoCos], o que deverá gerar poupanças significativas com juros pagos e tem ainda um impacto positivo na capacidade interna de geração de capitais e na melhoria da estrutura e rácios de capital do banco", referia o comunicado do banco enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a 24 de Junho. 

 

De acordo com a mesma fonte, dos 2.250 milhões que o banco pretende arrecadar, 1.850 milhões servirão para pagar ao Estado essa ajuda. Os restantes 750 milhões de euros que ficarão por pagar serão reembolsados, espera o banco, até ao início de 2016.

 

As acções do BCP seguem, esta quinta-feira, a perder 4,55% para 12,6 cêntimos. 

Ver comentários
Saber mais agência Moody's BCP Banco Comercial Português BCP EBA Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio