Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed sugere que ciclo de subida nos juros pode estar perto do fim

Os responsáveis de política monetária da Reserva Federal, na última reunião da autoridade monetária norte-americana, discutiram a necessidade de alterar a perspectiva sobre as taxas de juro nos Estados Unidos, sugerindo que o agravamento no preço do dinhe

22 de Novembro de 2005 às 19:33
  • ...

Os responsáveis de política monetária da Reserva Federal, na última reunião da autoridade monetária norte-americana, discutiram a necessidade de alterar a perspectiva sobre as taxas de juro nos Estados Unidos, sugerindo que o agravamento no preço do dinheiro na maior economia do mundo pode estar perto do fim.

Segundo as minutas da última reunião da Fed, realizada a 1 de Novembro, alguns membros do Comité Federal de Mercado Aberto, o órgão que fixa das taxas de juro da Fed, expressaram preocupações sobre «os riscos de se ir longe de mais com o aperto da política monetária».

As minutas da Fed sugerem assim que, após 12 aumentos consecutivos no preço do dinheiro dos EUA, a autoridade monetária pode estar perto de terminar o ciclo de aumentos nas taxas de juro dos Estados Unidos.

Outra alteração deverá passar por retirar da comunicação que acompanha a decisão sobre taxas de juro a expressão «ritmo moderado».

A 1 de Novembro os 10 membros da Fed votaram de forma unânime para subir as taxas de juro em 25 pontos base, para 4%, o que colocou o preço do dinheiro nos EUA num máximo de quatro anos.

«Alguns aspectos contidos no comunicado da Fed tem de ser alterados antes demais, particularmente os relacionados com a caracterização das perspectivas de política monetária», referem as minutas, que não identificam os responsáveis que efectuaram comentários.

As previsões actuais dos economistas apontam para que a Fed suba os juros para 4,25% em Dezembro e efectue mais dois aumentos de 25 pontos base no primeiro e segundos trimestres, mantendo depois os juros em 4,75% no resto do ano.

O euro reagiu em forte alta às minutas da Fed, registando uma valorização de 0,68% para os 1,1804 dólares, quando antes seguia em queda.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio