Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro valoriza com Fed a indiciar fim de ciclo de subida de juros

O euro valorizava face ao dólar depois de ontem a Reserva Federal dos EUA ter sugerido que está perto de terminar o ciclo de subida de juros que teve início em Junho de 2004.

23 de Novembro de 2005 às 08:58
  • ...

O euro valorizava face ao dólar depois de ontem a Reserva Federal dos EUA ter sugerido que está perto de terminar o ciclo de subida de juros que teve início em Junho de 2004.

O euro avançava 0,21% para os 1,1839 dólares.

Os responsáveis de política monetária da Fed, na última reunião da autoridade monetária norte-americana, discutiram a necessidade de alterar a perspectiva sobre as taxas de juro nos Estados Unidos, sugerindo que o agravamento no preço do dinheiro na maior economia do mundo pode estar perto do fim.

Segundo as minutas da última reunião da Fed, realizada a 1 de Novembro, alguns membros do Comité Federal de Mercado Aberto, o órgão que fixa das taxas de juro da Fed, expressaram preocupações sobre «os riscos de se ir longe de mais com o aperto da política monetária».

As minutas da Fed sugerem assim que, após 12 aumentos consecutivos no preço do dinheiro dos EUA, a autoridade monetária pode estar perto de terminar o ciclo de aumentos nas taxas de juro dos Estados Unidos. Outra alteração deverá passar por retirar da comunicação que acompanha a decisão sobre taxas de juro a expressão «ritmo moderado».

O diferencial de juros entre os EUA e a Europa tem sido a principal causa de desvalorização de cerca de 14% do euro face ao dólar deste ano. Enquanto a Fed aumentou a sua taxa sete vezes para os 4% o BCE tem mantido a sua no valor mais baixo dos últimos 60 anos, 2%.

No entanto o BCE tem vindo a indiciar que poderá subir já em Dezembro a sua taxa pela primeira vez em cinco anos o que, a par dos sinais dados pela Fed, impulsionavam a moeda única europeia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio