Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro dilui ganhos após discurso de Greenspan

O euro subia 0,01% face ao dólar, diluindo os ganhos registados a meio da sessão, depois de Alan Greesnpan ter afirmado que a economia norte-americana deverá encetar uma «recuperação moderada».

27 de Fevereiro de 2002 às 17:29
  • ...
O euro subia 0,01% face ao dólar, diluindo os ganhos registados em meados da sessão, depois do presidente da Reserva Federal (FED), Alan Greesnpan, ter afirmado que a economia norte-americana deverá encetar uma «recuperação moderada».

A moeda única [EUR] cotava nos 0,8640 dólares, depois de ter chegado a valer 0,8667 dólares no decorrer da sessão, e descia 0,07% face à divisa nipónica, ao negociar nos 116,26 ienes.

O presidente da autoridade monetária dos Estados Unidos (EUA) afirmou hoje que a economia norte-americana está «perto do ponto de viragem», mas a recuperação deverá ser mais moderada que o previsto.

Alan Greenspan justificou estas expectativas com o facto do consumo não ter recuado tanto como em períodos recessivos anteriores, pelo que não será de antever um crescimento acentuado deste indicador, que é considerado por vários analistas como o «motor» da maior economia mundial.

No ano passado, o FED cortou a sua taxa directora em 475 pontos base para os 1,75%, o valor mais baixo em 40 anos. As descidas do preço do dinheiro ajudaram a suster a confiança dos consumidores e o consumo, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) dos EUA.

Na Zona Euro, o instituto federal de estatísticas da Alemanha confirmou hoje que a maior economia europeia entrou em recessão técnica no segundo semestre do ano passado.

O PIB germânico registou uma contracção de 0,3% no último trimestre de 2001, na sequência da queda de 0,2% verificada nos três meses precedentes. Uma recessão técnica verifica-se quando ocorrem dois trimestres consecutivos de recuo da economia.

A Comissão Europeia estima que a economia da Zona Euro vai encetar uma recuperação nos primeiros três meses deste ano, devendo o PIB dos 12 países que partilham a moeda única apresentar um crescimento de 0,4% face ao último trimestre de 2001.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio