Notícia
Musti da Sonae compra congénere no Báltico
A PetCity opera 46 lojas de retalho e 16 clínicas veterinárias na Estónia, Letónia e Lituânia. Com 472 funcionários, a empresa atingiu, no ano passado, um volume de negócios agregado das operações de 31,5 milhões de euros. Está avaliada em 18 milhões de euros.
A Musti - empresa de produtos para animais de estimação, participada da Sonae, que atua nos países nórdicos, - adquiriu a PetCity, uma congénere do Báltico. A aquisição foi anunciada esta segunda-feira e marca a expansão da Musti para novas geografias, ao mesmo tempo que reforça a estratégia de internacionalização da Sonae.
A PetCity opera 46 lojas de retalho e 16 clínicas veterinárias na Estónia, Letónia e Lituânia, incluindo uma plataforma de comércio eletrónico que opera em toda a região. Com 472 funcionários, a empresa atingiu, no ano passado, um volume de negócios agregado das operações de 31,5 milhões de euros.
Já a Musti conta com 1.600 colaboradores e opera na Finlândia, Suécia e Noruega através de 342 lojas, tendo registado vendas líquidas de 426 milhões de euros no exercício fiscal de 2023. Em março, a Sonae aumentou a sua participação na empresa para 80%.
O valor da compra não foi revelado, contudo a PetCity está avaliada em 18 milhões de euros. Pertence atualmente ao Magnum Group. A aquisição deve ficar concluída ainda em 2024.
"Primeiramente, quero dar as boas-vindas à equipe PetCity ao grupo Musti. Estou extremamente animado com o que podemos alcançar juntos no crescente mercado báltico, à medida que compartilhamos as melhores práticas entre os mercados nórdicos e bálticos. A mudança para os países bálticos representa um próximo passo natural para a expansão internacional e a primeira aquisição da Musti como parte do grupo Sonae", sublinha David Rönnberg, CEO do Musti Group.
"A aquisição da PetCity é um marco importante na execução da nossa estratégia de crescimento para a Musti. Com a entrada nos países bálticos - Estónia, Letónia e Lituânia - a Musti irá alargar a sua proposta de valor única no setor de retalho para animais de estimação, passando a estar presente num total de seis países", indica, em comunicado, João Dolores, CFO da Sonae.
"A empresa posiciona-se, assim, como plataforma de crescimento num setor de mercado cada vez mais relevante e no qual depositamos grande ambição. Esta operação representa também mais um passo na aceleração da internacionalização do Grupo Sonae através de empresas líderes nos seus setores, permitindo melhorar a forma como servimos clientes em múltiplas geografias", acrescenta.
Notícia atualizada com o valor de mercado da PetCity