Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro aprecia quase 0,5% animado por confiança dos investidores na Cimeira Europeia

A moeda única segue a valorizar perto de 0,5%, impulsionada pela expectativa de que a Europa está a preparar uma solução definitiva para a crise da dívida, a qual irá apresentar na Cimeira deste fim-de-semana.

21 de Outubro de 2011 às 20:13
  • ...
O euro ganha 0,49% para 1,3848 dólares, impulsionado pela expectativa de que a União Europeia está a preparar uma solução definitiva para a crise da dívida, a qual irá apresentar na Cimeira Europeia que se realiza este fim-de-semana.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciaram ontem ao final da tarde a intenção de agendar uma segunda cimeira para quarta-feira, dia 26, que deverá finalizar o acordo sobre a reestruturação da dívida grega, a consequente recapitalização da banca, e o reforço da capacidade de actuação do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

Os ministros das Finanças da Zona Euro estiveram hoje reunidos em Bruxelas para discutir o desembolso de nova tranche de ajuda à Grécia e tentar preparar o caminho para o sucesso da cimeira.

Após o parlamento grego ter ontem aprovado um novo pacote de austeridade, hoje foi a vez do Eurogrupo desbloquear a sexta tranche de ajuda à Grécia, no valor de 8 mil milhões de euros.

O dinheiro deverá ser entregue nas primeiras semanas de Novembro, faltando apenas a aprovação do Fundo Monetário Internacional, refere um comunicado do Eurogrupo.

O dólar recuou hoje para mínimos da Segunda Guerra Mundial face ao iene, e registou também quedas face às suas principais homólogas, pressionado pela especulação de que a Europa se está a aproximar de uma resolução da sua crise da dívida.

“Claramente o dólar está a enfraquecer face ao euro, pressionado pela especulação de que vai haver um final feliz para a crise da dívida”, disse Greg Salvaggio, vice-presidente dos mercados de capital da Tempus Consulting, à Bloomberg. “Existe um sentimento risco no mercado”, acrescentou o analista.

Ver comentários
Saber mais euro dólar iene Europa Cimeira Europeia crise da dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio