Notícia
EDP e Brisa ajudam à valorização da Euronext Lisbon
A bolsa de Lisboa segue com uma valorização de 0,24%, impulsionada pelas acções da EDP e da Brisa. A evitar ganhos mais acentuados tem estado as acções do BCP, BPI e BES, apesar deste último ter apresentado lucros acima da previsões. A Galp avançava com u
A bolsa de Lisboa segue com uma valorização de 0,24%, impulsionada pelas acções da EDP e da Brisa. A evitar ganhos mais acentuados tem estado as acções do BCP, BPI e BES, apesar deste último ter apresentado lucros acima da previsões. A Galp avançava com um novo máximo histórico do petróleo.
O PSI-20 [PSI20] estava a cotar nos 12.672,73 pontos, com 15 acções a valorizarem e as restantes cinco em queda.
A Energias de Portugal EDP [EDP], a maior empresa da bolsa, avançava 0,46% para os 4,33 euros. Na edição de hoje, o Jornal de Negócios diz que Pedro Queiroz Pereira da Semapa [SEMA] alienou 19,2 milhões de títulos da eléctrica nacional, por considerar que "o Governo quer continuar a ser ele a conduzir os destinos da EDP".
A Brisa [BRISA] também ajudava à valorização do índice, com um ganho de 0,86% para os 9,36 euros. A edição de hoje do "Diário Económico" avança que a Brisa vai assinar um memorando de entendimento com o Governo russo, liderado pelo presidente Vladimir Putin, que lhe permitirá ter uma participação de relevo no futuro mercado privatizado de concessões rodoviárias da Rússia.
Em alta estão ainda a Sonae SGPS [SON] que sobe 1,02% para os 1,99 euros e a Galp Energia [GALP PL] que soma 0,53% para os 11,28 euros, no dia em que o "brent" em Londres atingiu um novo recorde nos 86,26 dólares.
A Jerónimo Martins [JMAR], que hoje anunciou uma subida dos lucros de 32%, seguia em bolsa com um ganho de 0,41% para os 4,88 euros. Segundo a Bloomberg, a Lisbon Brokers baixou a recomendação para a retalhista de "comprar" para "manter", sugerindo um preço-alvo de 5,00 euros.
Em queda estava o sector da banca, com o Banco BPI [BPIN] a deslizar 0,78% para os 6,36 euros e o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] a cair 0,32% para os 3,11 euros, aliviando de uma subida máxima de 1,6% durante a manhã.
A edição de hoje do "Público" noticia que o banco fundado por Jardim Gonçalves está a despertar interesse de bancos nacionais e espanhóis: BBVA, Banco Popular, Banco Sabadell e BPI são os bancos mencionados.
O banco de Fernando Ulrich apresenta hoje as contas do terceiro trimestre, após o fecho da bolsa. Ainda antes da abertura foi a vez do BES anunciar que os seus lucros aumentaram 60% para um valor que ficou acima das previsões dos analistas. Mesmo assim, as acções do banco presidido por Ricardo Salgado escorregavam 0,06% para os 16,47 euros.