Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carrefour vai dispersar Minipreço/Dia em Madrid

Grupo vai fazer "spin off" da cadeia de "discount" que tem 524 lojas em Portugal.

02 de Março de 2011 às 21:28
  • ...
A “holding” francesa Carrefour, segunda maior companhia de distribuição do mundo e líder europeia do sector, decidiu propor aos seus accionistas a autonomização da cadeia de “discount” Dia, que em Portugal opera sob a insígnia Minipreço, e dispersá-la em bolsa.

O mercado de capitais escolhido, avançou a administração do grupo Carrefour em comunicado no dia 1 de Março, é Madrid, onde a cadeia Dia tem sede e metade do seu parque de lojas. “Dia, o terceiro maior grupo de ‘discount’ do mundo, é gerido de forma independente e tem uma interacção muito limitada com o Carrefour”, explicou a direcção do grupo francês.

A companhia de “discount” foi responsável, em 2010, por 9,5 mil milhões de euros dos 101 mil milhões de euros que o Carrefour facturou no mesmo ano. Além da Península Ibérica, a empresa Dia está presente na Grécia, Chipre, Turquia, Argentina, Brasil e China.

Em Portugal, a subsidiária do Carrefour chama-se Dia Portugal Supermercados Sociedade Unipessoal, marca que também consta nos produtos de marca própria da rede. No entanto, uma vez que a expansão da Dia em Portugal ficou associada à compra da cadeia Minipreço, em 1998, na altura já implementada no mercado nacional, a rede adoptou definitivamente esta última insígnia no País.

Uma cadeia que, de acordo com os dados anuais do Carrefour, facturou 917milhões em Portugal em 2010 (mais 0,2% do que em 2009) nas 524 lojas contabilizadas no País, das quais157 em “franchising”.

Segundo o comunicado do Carrefour (que em 2007 vendeu a sua área de hipermercados em Portugal à Sonae) a forma de autonomização da “casa-mãe” já está decidida.

“Está planeado distribuir aos accionistas do Carrefour a totalidade das acções do Dia detidas pelo Carrefour na forma de dividendo extraordinário”. Se a proposta for aceite em assembleia geral “cada accionista do Carrefour irá receber igual número de títulos da Dia que detém já do Carrefour”.
Ver comentários
Saber mais Carrefour bolsa Madrid
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio