Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional sobe com EDP e Brisa e impulsionarem o índice

A bolsa nacional valorizava, a acompanhar os restantes mercados europeus, impulsionada pela Energias de Portugal, que passou a ser o título do PSI-20 com maior peso e pela Brisa. O PSI-20 subia 0,25%, com a eléctrica a valorizar 0,9%.

07 de Dezembro de 2004 às 10:33
  • ...

A bolsa nacional valorizava, a acompanhar os restantes mercados europeus, impulsionada pela Energias de Portugal, que passou a ser o título do PSI-20 com maior peso e pela Brisa. O PSI-20 subia 0,25%, com a eléctrica a valorizar 0,9%.

O PSI-20 [psi20] cotava nos 7.449,23 pontos com um avanço de 0,25%, impulsionada por seis títulos, enquanto dois recuavam e 12 seguiam inalterados.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] apreciava 0,9% para os 2,23 euros, depois de ter subido 1,36%. A eléctrica passa a contar, a partir de hoje, com mais acções admitidas em bolsa. Com esta nova admissão, o peso da eléctrica no PSI-20 aproxima-se dos 20% e supera o da Portugal Telecom, até agora a cotada com maior importância no índice.

João Talone, presidente executivo da Energias de Portugal (EDP), defendeu ontem que a eléctrica manterá até ao fim a proposta de compra dos activos da Gás de Portugal até porque «nunca tivemos nenhuma notificação formal da Comissão Europeia», sublinhou em conferência de imprensa.

A Brisa [brisa] valorizava 0,78% para os 6,49 euros. A concessionária de auto-estradas, que é uma das empresas mais prejudicadas com o cenário de eleições antecipadas, viu o UBS rever em alta o preço alvo dos títulos de 7,3 euros para 7,73 euros, mantendo a recomendação de «compra» para as acções da Brisa.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] contrariava a tendência e recuava 0,11% para os 8,83 euros, enquanto a sua participada, PT Multimédia [ptm], seguia inalterada nos 17,66 euros.

A Sonae SGPS [son] valorizava 1,01% para um euro, enquanto a Sonaecom [snc] estava estável nos 3,51 euros. A Sonaecom passou a liderar a tabela elaborada pelo Millennium bcp investimento para os títulos da bolsa nacional com maior potencial de valorização. Classificado como investimento de risco alto, a empresa liderada por Paulo Azevedo recebe um preço-alvo de 4,85 euros.

O sector da banca seguia com o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] a cair 0,53% para os 13,03 euros. O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] e o Banco BPI [bpin] seguiam inalterados nos 1,84 euros e 3,01 euros, respectivamente.

Fora do PSI-20 a Futebol Clube do Porto – Futebol SAD [fcpa] perdia 3,07% para os 2,53. As acções da FCP atingiram hoje uma desvalorização máxima de 4,21% e atingiram um mínimo desde Julho de 2002 nos 2,50 euros. Pinto da Costa, que está hoje a ser ouvido em Tribunal, por alegada corrupção, poder ser suspenso dos cargos de presidente do clube e da SAD.

A Reditus [red] avançava 3,97%, pois a empresa deve ocupar em Janeiro o lugar da Teixeira Duarte no PSI-20.

A Novabase [nba], que também pode integrar o PSI-20, valorizava 0,16% para os 6,09 euros. A Novabase assinou o primeiro contrato internacional na área de bilhética, e o país escolhido foi Espanha. Em parceria com o consórcio Efacec-Ikuzi, a tecnológica nacional vai implementar o seu sistema de bilhética no metro de Tenerife.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio