Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP, PT e EDP pressionam Euronext Lisbon para queda de 0,56%

A bolsa nacional, numa altura em que as outras praças na Europa perdiam mais de 1%, negociava em queda de 0,56%, com o BCP a ser o principal responsável pela dimensão da descida do PSI-20. Já o Banco BPI, a beneficiar de um estudo da Morgan Stanley, negoc

14 de Julho de 2004 às 11:43
  • ...

A bolsa nacional, numa altura em que as outras praças na Europa perdiam mais de 1%, negociava em queda de 0,56%, com o BCP a ser o principal responsável pela dimensão da descida do PSI-20. Já o Banco BPI, a beneficiar de um estudo da Morgan Stanley, negociava em contra ciclo.

O PSI-20 [PSI20] marcava 7.299,61 pontos, com metade das acções em queda, quatro a valorizarem e as restantes seis inalteradas. No resto da Europa, as previsões da Intel arrastavam as empresas ligadas à indústria dos semicondutores, levando os respectivos índices a acumular perdas, em média, de 1%.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP] depois de quatro sessões em que valorizou mais de 6%, aliviava hoje em queda de 1,06% para 1,87 euros.

Na bolsa polaca o Bank Millennium, controlado pelo BCP, cedia 4,4%, com receios que o banco central da Polónia volte a subir os juros – depois do aumento de 50 pontos base em Junho – devido às pressões inflacionistas que persistem no país. Segundo as previsões a inflação de Junho terá disparado para 4,3%.

Novidades sobre a alienação da Seguros e Pensões e a apresentação das contas semestrais, devidas na próxima semana, vão condicionar a evolução do título nas próximas sessões.

O Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] recuava 0,44% para 13,44 euros e o Banco BPI [BPIN] avançava 0,33% para 3,01 euros.

A Morgan Stanley iniciou a cobertura do Banco BPI com uma recomendação de «overweight» e diz que o banco liderado por Fernando Ulrich é o «top pick» para o sector em Portugal. Já o BES e o BCP recebem uma recomendação de «equal weight».

A Portugal Telecom (PT) [PTC] e a Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] ajudavam a desenhar um cenário de queda na bolsa nacional, com a operadora a perder 0,69% para 8,64 euros e a eléctrica a resvalar 0,85% para 2,33 euros.

A empresa liderada por João Talone que ontem foi responsável por metade da liquidez do índice, voltava hoje a ser a mais negociada com 3 milhões de acções transaccionadas. O BCP e a PT ainda não ultrapassaram o limiar de um milhão.

As acções da Semapa [SEMA] continuavam a tendência de recuperação, depois da queda de 6% na semana em que anunciou a OPA preliminar sobre a Portucel [PTCL]. A cimenteira, que ontem cresceu 3,93%, voltava hoje a aumentar 0,91% para 3,73 euros, e a Potucel continuava «colada» aos 1,54 euros.

A Sonae SGPS [SON] cotava inalterada nos 0,86 euros. A opção da Sonae Imobiliário de construir o centro comercial em Berlim em conjunto com um parceiro francês é uma notícia «positiva» para a empresa do Grupo de Belmiro de Azevedo, consideram os analistas do BPI. A unidade já não cota em bolsa.

No segmento dos «media», a Cofina [COFI] (proprietária do Jornal de Negócios Online) caía 1,31% para 3,01 euros. Paulo Fernandes, numa entrevista escrita à agência Reuters, disse que a empresa está interessada em contribuir para a consolidação do sector «media» em Portugal e a Lusomundo Media «encaixa nesse objectivo». A PT Multimédia [PTM] que controla a maioria da Lusomundo, cedia 0,85% para 17,45 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio