Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Os 10 bancos mais reclamados em 2018

O Banco de Portugal recebeu mais de 15 mil reclamações de clientes bancários, no ano passado. Um número ligeiramente inferior ao ano anterior, revela o supervisor. Saiba quais foram as instituições mais reclamadas.

Banco CTT

Banco CTT
O banco CTT foi a instituição mais reclamada no ano passado, liderando o "ranking" tanto nas contas como no crédito à habitação. No primeiro caso, recebeu 0,81 queixas por cada mil contratos. Nos empréstimos para a compra de casa, teve 5,65 reclamações por cada mil contratos.

Bankinter

Bankinter
O Bankinter ocupa a terceira posição nas reclamações relativas a contas, obtendo 0,50 queixas por cada mil contas. Ficou ainda no quinto lugar no que diz respeito às reclamações no crédito à habitação, com 1,27 queixas por cada mil contratos.

BBVA

BBVA
O BBVA recebeu 0,50 reclamações por cada mil contas, ocupando a quarta posição no "ranking" global. Mas também surge na terceira posição relativamente a reclamações de crédito à habitação, com 1,44 queixas por cada mil empréstimos.

Santander Totta

Santander Totta
O Santander Totta ficou na quinta posição no "ranking" das reclamações relativas a contas, com 0,32 queixas por cada mil contas. E, no crédito à habitação, recebeu 1,45 queixas por cada mil financiamentos para a compra de casa.

Deutsche Bank

 Deutsche Bank
O Deutsche Bank ficou em segundo lugar nas queixas relacionadas com contas, recebendo 0,51 reclamações por cada mil contas. Surge em sexta posição no "ranking" do crédito ao consumo.

EuroBic

EuroBic
O EuroBic recebeu 1,31 reclamações por cada mil contratos de crédito à habitação, ficando em quarto lugar no "ranking". Em média, os bancos receberam 0,94 queixas por cada mil créditos.

Caixa Leasing

Caixa Leasing
O Caixa Leasing & Factoring liderou a lista das entidades mais reclamadas no âmbito do crédito ao consumo, com 2,04 queixas por cada mil empréstimos. Em média, as entidades receberam 0,32 reclamações por cada mil contratos.

Wizink

Wizink
O Wizink ocupou o segundo lugar no que diz respeito às reclamações no crédito ao consumo. Teve 0,95 queixas por cada mil empréstimos, acima da média do sistema financeiro de 0,32 queixas por cada mil contratos.

Volkswagen Bank

Volkswagen Bank
O Volkswagen Bank destacou-se como a terceira entidade mais reclamada no crédito ao consumo, seguindo-se ao Caixa Leasing & Factoring e ao Wizink. Recebeu 0,94 reclamações por cada mil contratos.

FCA Capital

FCA Capital
A quinta posição no "ranking" das entidades mais reclamadas nos empréstimos ao consumo foi ocupada pelo FCA Capital. Obteve 0,91 queixas por cada mil contratos. A média do sistema foi de 0,32 queixas por cada mil empréstimos.
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 13 de Abril de 2019 às 10:00

O Banco de Portugal "recebeu 15.254 reclamações dos clientes bancários, um número próximo, ainda que ligeiramente inferior, ao registado em 2017", revelou o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal. No ano anterior, tinham sido recebidas 15.282 queixas relacionadas com os produtos bancários.

 

Por produto, as contas de depósito, o crédito ao consumo e o crédito à habitação, que são os produtos mais contratados, são também os principais alvos de queixas, representando 31,5%, 24,8% e 13% das reclamações recebidas, respetivamente. 

 

Relativamente às contas, as reclamações recebidas diminuíram face a 2017. Caíram 5,1%, sendo que a cobrança de comissões ou encargos foi a matéria mais reclamada. Já as queixas sobre crédito ao consumo cresceram 10,1%, sendo que o reporte das responsabilidades de crédito dos clientes foi a matéria que motivou mais reclamações.

 

Ver comentários
Saber mais reclamações banca bancos Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio