Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor aceleram quedas e tocam mínimos em todos os prazos

A taxa a 12 meses entrou em "terreno" negativo, na semana passada, e tocou num novo mínimo histórico, esta sexta-feira.

Miguel Baltazar/Negócios
12 de Fevereiro de 2016 às 12:14
  • ...

As Euribor atingiram novos mínimos históricos em todos os prazos, na última sessão da semana. As taxas aceleraram a tendência de queda dos últimos dias e ficaram ainda mais "negativas". A perspectiva de que o Banco Central Europeu (BCE) avance com mais estímulos para a economia da Zona Euro tem permitido quedas sucessivas.

No prazo a três meses, que está em valores negativos desde 21 de Abril do ano passado, a taxa caiu para os -0,183% face aos -0,179% fixados na quinta-feira. Já a Euribor a seis meses, utilizada como indexante em mais de metade dos créditos à habitação em Portugal, caiu para -0,116%, o que compara com os -0,112%. Esta taxa passou a situar-se em valores negativos a 6 de Novembro.


No prazo a nove meses, a taxa recuou para -0,064%. Já a taxa a mais longo prazo, a 12 meses, desceu para -0,009%, abaixo dos -0,006% fixados um dia antes. Este indexante foi o último a chegar a "terreno" negativo, na passada sexta-feira, 5 de Fevereiro.


Os valores abaixo de zero atingidos por estas taxas têm levado os bancos nacionais a alterarem a sua estratégia. E se no ano passado a Euribor a seis meses era a preferida das instituições financeiras, actualmente, a taxa a 12 meses é a única opção em nove bancos num total de 11. Ou seja, a taxa a seis meses apenas resiste no preçário de duas instituições (o BCP e o BIC).


Esta "fuga" dos bancos às taxas negativas deve-se ao banco de a legislação nacional definir que a média mensal do indexante, neste caso a Euribor, deve ser descontada ao "spread", mesmo que assuma valores negativos. 

Ver comentários
Saber mais Euribor Banco Central Europeu BCE Zona Euro Portugal BCP BIC banca serviços financeiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio