Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a 12 meses negoceia pela primeira vez em valores negativos

A taxa a 12 meses estreou-se com sinal menos, perante a expectativa de novos estímulos monetários na Zona Euro. Todas as taxas interbancárias negoceiam negativas.

Bloomberg
05 de Fevereiro de 2016 às 10:59
  • ...

A Euribor a 12 meses estreou-se em valores negativos. Este indexante era o único que ainda se mantinha em terreno positivo, depois das taxas a três e seis meses terem passado a ter um sinal de menos no ano passado.

O indexante a 12 meses caiu para -0,002%, esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, depois de ter fechado em 0,002% na sessão anterior. A estreia desta taxa interbancária de longo prazo em valores negativos surge depois do presidente do BCE, Mario Draghi, ter mostrado que está pronto para avançar com novos estímulos na região.

O presidente do BCE realçou ontem que a baixa inflação na Zona Euro, resultante da forte queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, "poderá criar desafios diferentes de outras jurisdições, mas esses podem ser mitigados". "Não justificam a inacção" por parte da autoridade monetária, salientou. Sinalizou, assim, que poderá voltar a aumentar os estímulos.

Já na última reunião do BCE, a 21 de Janeiro, Mario Draghi tinha apontado nesse sentido. "Será necessário rever e possivelmente reconsiderar a nossa posição da política monetária no início de Março, quando as novas projecções macroeconómicas do ‘staff’ forem disponibilizadas, e que cobrirão também 2018", afirmou.

A Euribor a 12 meses junta-se assim às restantes taxas interbancárias, que já negociavam todas abaixo de zero. A Euribor a três meses negociou pela primeira vez com valores negativos a 21 de Abril do ano passado, enquanto a taxa a seis meses se estreou com sinal menos no passado dia 6 de Novembro, com os indexantes a renovarem novos mínimos históricos ao longo dos últimos meses.



Entre os restantes indexantes, a taxa a três meses – uma das mais utilizadas nos créditos à habitação em Portugal – recuou para um novo mínimo histórico. O indexante baixou para -0,167%, enquanto a Euribor a um mês manteve-se inalterada em -0,234%.

Ver comentários
Saber mais Euribor indexante crédito Mario Draghi Banco Central Europeu taxas de juro bancos taxas insterbancárias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio