Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista Wired revela identidade inesperada do criador da bitcoin

Depois de anos de mistério, será que o criador da bitcoin foi finalmente desmascarado? A revista de tecnologia Wired diz que o homem por detrás do pseudónimo Satoshi Nakamoto é um académico residente nos subúrbios de Sydney.

Bloomberg
Negócios 10 de Dezembro de 2015 às 10:50
  • 3
  • ...

Depois de vários anos de investigações, dúvidas e pistas falsas, a identidade misteriosa do fundador da bitcoin poderá ter sido finalmente revelada. Segundo a revista de tecnologia Wired e o site Gizmodo, a pessoa que criou a moeda virtual em 2009 é, provavelmente, um académico de 44 anos, residente nos subúrbios de Sydney, na Austrália.

 

Citando e-mails, ‘posts’ em blogues e documentos, a Wired identifica Craig Steven Wright como o criador do software original da bitcoin sob o pseudónimo de Satoshi Nakamoto.

 

Segundo a publicação norte-americana, o perfil de Craig Wright nas redes sociais sugeria um entusiasta pela moeda virtual. O académico surgia como director executivo da DeMorgan, que tem levado a cabo investigações sobre a bitcoin, proposto um banco para a moeda virtual, e oferecido serviços de câmbio.

 

Após vários anos de mistérios e esforços fracassados para desmascarar Nakamoto, muitos permanecem cépticos em relação a Wright, que participou recentemente numa conferência sobre Bitcoin, em Las Vegas, através de vídeo conferência.

 

"Espere um pouco, quem é o senhor?", perguntou a moderadora do painel, Michele Stevens, quando Craig surgiu no ecrã. "É um cientista computacional?"

 

"Sou um pouco de tudo", respondeu Wright. "Tenho um mestrado em direito… um mestrado em estatística, um par de doutoramentos…"

 

"Como é que se começou a interessar pela bitcoin?", continuou a moderadora, tentando justificar a participação de Wright no debate. "Hum… estive envolvido com tudo isto por um longo período de tempo", respondeu o académico.

 

De acordo com a revista Wired, se Craig Wright for mesmo o criador da bitcoin, não gastou o seu dinheiro num estilo de vida opulento. A sua casa situa-se nos subúrbios de Sydney, numa rua tranquila e arborizada a 13 quilómetros do distrito empresarial da metrópole australiana.

 

Na quarta-feira, a polícia fez buscas à residência de Wright, relacionadas com investigações por crimes fiscais que, segundo as autoridades, nada têm a ver com os relatos da comunicação social sobre as ligações do académico à bitcoin.

 

Depois da publicação do artigo, as informações sobre o percurso académico e profissional que constavam no perfil do Linkedin que a Wired acredita ser de Craig Steven Wright, foram removidas. A pessoa em causa surgia também como professor da Universidade Charles Sturt, especializado em criptografia, cibercriminalidade e "wireless hacking".

 

Contudo, o departamento de comunicação da universidade não facultou o número de Craig à publicação, e os emails enviados para o endereço electrónico não foram entregues.

Apesar das provas apresentadas pela revista de tecnologia, esta não é a primeira vez que uma publicação alega ter descoberto o misterioso criador da bitcoin.

Numa reportagem publicada no ano passado, a Newsweek identificou o verdadeiro Satoshi Nakamoto como um físico da Califórnia, que imediatamente negou essa identidade.

Ver comentários
Saber mais Bitcoin Sydney Craig Steven Wright Satoshi Nakamoto Michele Stevens Califórnia ciência e tecnologia tecnologias de informação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio