Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China desvaloriza yuan para o valor mais baixo desde 2011

O Banco Popular da China reduziu a taxa de câmbio do yuan face ao dólar em 0,3% para o valor mais baixo em mais de cinco anos.

Bloomberg
25 de Maio de 2016 às 09:10
  • ...

O banco central da China atirou a taxa de câmbio do yuan face ao dólar para o valor mais baixo desde Março de 2011, numa altura em que a divisa norte-americana está a ser impulsionada pelos dados positivos sobre a economia dos Estados Unidos e a perspectiva de uma nova subida dos juros por parte da Reserva Federal.

A taxa de referência da divisa chinesa foi reduzida pela autoridade monetária do país em 0,3% para 6,5693 por dólar.

O índice que mede a evolução da moeda dos Estados Unidos face às principais congéneres está, nesta altura, próximo de máximos de dois meses, colocando desafios à estratégia que o Banco Popular da China tem seguido ao longo dos últimos três meses – uma taxa estável em relação ao dólar, combinada com a depreciação face às outras principais moedas.

Ainda que a taxa de câmbio fixada pelo banco central esteja abaixo do nível atingido durante o período mais turbulento que marcou o arranque deste ano, a taxa de mercado está 0,5% acima do mínimo atingido em Janeiro.

Segundo a Bloomberg, ainda que não haja muitos sinais de pânico no mercado, os investidores estão a olhar atentamente para a moeda como um barómetro para avaliar a "saúde" da segunda maior economia do mundo. 

Ver comentários
Saber mais China Estados Unidos Reserva Federal Banco Popular da China yuan câmbios moedas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio