Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Perda do concurso para serviço universal "não é muito significativa" para a PT

O governo português anunciou ontem, quinta-feira, a revogação da concessão do serviço universal de telecomunicações com a PT, sendo obrigado a compensar a operadora em 33,5 milhões de euros pelo rompimento do contrato antes de 2025.

19 de Julho de 2013 às 10:41
  • 4
  • ...

Ao mesmo tempo, o governo concedeu o serviço universal de comunicações, segundo o qual vão prestar serviços de telefone fixo(voz e internet), à Zon e à Optimus. A Optimus ganhou o concurso para a zona Norte e Centro do país, enquanto a Zon prestará serviço de telefone fixo no Sul do país e ilhas.

 

Segundo os analistas do BESI, esta operação era já esperada, estando assinalada nas contas da PT para 2012 a entrada da respectiva indemnização. Na opinião dos mesmos, as implicações destas alterações não são significativas para a PT, sendo mais importantes para a Zon e para a Sonaecom.

 

De acordo com o mecanismo do serviço universal, a Zon a Sonaecom e os restantes operadores são obrigados a compensar a PT pelos custos de prestar este serviço, uma compensação que segundo os cálculos dos analistas poderá chegar aos 3 milhões por ano.

 

Com a inversão dos papéis, tanto a Zon como a Sonaecom deverão ter poupanças perto destes valores, visto que o número de novos clientes que irão requerer comunicações em áreas que não geram lucros será menor, e também devido ao facto de que nem a Zon nem a Sonaecom vão ser responsáveis pelos clientes que a PT tinha.

Ver comentários
Saber mais Governo português PT Zon Optimus Sonaecom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio