Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merrill Lynch sobe recomendação e preço-alvo da Galp

A casa de investimento elevou a recomendação das acções da Galp para "comprar" e subiu o preço-alvo da petrolífera de 11 para 13 euros. O Merrill Lynch acredita que "vários riscos" relacionados com a actividade da Galp são agora mais reduzidos.

Os investidores que compraram acções na OPV da Galp registaram mais-valias expressivas. Petrolífera mais que duplica de valor desde a sua estreia na bolsa portuguesa, em Outubro de 2006.
Miguel Baltazar
09 de Dezembro de 2015 às 19:08
  • 1
  • ...
A unidade de investimento do Bank of America - Merrill Lynch - decidiu elevar a recomendação para as acções da Galp Energia de "neutral" para "comprar", tendo também subido o preço-alvo da cotada portuguesa de 11 euros para 13 euros.

Tendo em conta o valor de fecho de 9,994 euros dos títulos da Galp, na sessão desta quarta-feira, o preço-alvo atribuído pela casa de investimento norte-americana atribui um potencial de valorização às acções da petrolífera de 30,08%.

Numa nota de "research" divulgada hoje, o Merrill Lynch sustenta a decisão por considerar que "vários riscos" relacionados com a actividade da Galp Energia são agora mais reduzidos.

A melhoria da relação entre o risco e a capacidade de remuneração assegurada pela Galp, nota o Merrill Lynch, segue-se à menor margem conseguida pela cotada portuguesa no sector da refinação, à saída da italiana Eni do capital da operadora energética lusa e também aos escândalos relacionados com os processos de corrupção no Brasil.

Como tal, o Merrill Lynch acredita que a Galp Energia poderá agora focar-se "no crescimento orgânico" da empresa.

Por outro lado, a unidade de investimento do Bank of America antecipa que o volume de produção da empresa irá crescer 60% em 2016 comparativamente com o período homólogo. Isto num ano em que o Merrill Lynch antecipa que o preço do petróleo continuará sobre pressão mas em que as margens no sector da refinação vão beneficiar de um clima de normalização.

Os analistas do Merrill Lynch acreditam que a divisão de exploração de petróleo conseguirá resultados operacionais superiores aos verificados na divisão de refinação. Uma tendência que já se verificou em 2015.

Para 2016, antecipam que a Galp Energia obtenha lucros ajustados de 414 milhões de euros, valor que compara com os 611 milhões de euros estimados para 2015. Já para 2017, acreditam que os lucros sejam de 434 milhões de euros.

Já em termos de EBITDA, aquela unidade de investimento antecipa melhorias nos anos vindouros. O Merrill Lynch projecta um EBITDA de 12,179 milhões de euros em 2015, de 12,460 milhões de euros no próximo ano, e de 14,787 milhões de euros em 2017.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Ver comentários
Saber mais Galp Energia Merril Lynch Bank of America Eni Lucros Reserach EBITDA Refinação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio