Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: Polónia ensombra resultados da Jerónimo Martins

O Haitong considera que aumentou o risco de o novo imposto na Polónia afectar os resultados da Jerónimo Martins. A taxa e a desvalorização do zloty podem ofuscar os sólidos resultados operacionais no país, diz o banco.

Miguel Baltazar/Negócios
06 de Janeiro de 2016 às 19:34
  • 1
  • ...

O Haitong Bank antecipa resultados positivos da Jerónimo Martins no quarto trimestre, mas considera que o imposto sobre o retalho na Polónia constitui uma ameaça para as contas da empresa. "O imposto e o zloty ensombram as vendas sólidas", resume o banco numa nota para investidores. Nesse sentido, o Haitong mantém a recomendação em "neutral" e a avaliação de 13,1 euros por acção.

A Jerónimo Martins deverá apresentar resultados operacionais sólidos na Polónia, com um crescimento de 3% nas vendas "like-for-like" (no perímetro de lojas comparável) da Biedronka e um crescimento de 40 pontos base nas margens de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), antecipa o analista Filipe Rosa. Mas, apesar do forte desempenho operacional, os resultados deverão ser afectados pela desvalorização do zloty, a moeda polaca. Assim, o banco reviu em baixa a previsão de EBITDA e lucros para 2016-2017.

Apesar destas estimativas positivas e a correcção nas acções em Dezembro poderem representar "uma oportunidade de compra, continuamos preocupados com a incerteza sobre o imposto para o retalho na Polónia", escreve Filipe Rosa. "Acreditamos que os riscos aumentaram, no seguimento da crescente pressão dos retalhistas locais", diz o analista, numa nota para investidores.

A Associação de Comércio Polaca propôs um imposto progressivo "altamente penalizador para a Biedronka", cujos custos a cadeia de supermercados não conseguiria transferir inteiramente para os consumidores, destaca o banco. Cada 100 pontos base de imposto que a Biedronka não consiga passar aos clientes tem um impacto negativo de 1,4 euros no preço-alvo, diz o Haitong. Contudo, a União Europeia provavelmente não aceitaria esta configuração e os contornos específicos do imposto ainda estão em debate, sublinha o banco.

As acções da Jerónimo Martins caíram 1,10% para 11,715 euros, esta quarta-feira. A avaliação atribuída pelo Haitong representa um ganho potencial de 11,8% face a esta cotação.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins resultados Polónia Biedronka imposto research preço-alvo acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio