Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco Central da Polónia: Imposto ameaça lucros de 12 bancos

O Banco Central da Polónia defende que um imposto sobre os activos dos bancos polacos, em vez dos resultados, ameaça a rentabilidade de 12 instituições financeiras e a estabilidade do sistema.

Sem tempo para descansar
22 de Dezembro de 2015 às 16:04
  • 1
  • ...

O Banco Central da Polónia considera que a aplicação de um novo imposto sobre os activos da banca polaca constitui uma ameaça para os resultados de 12 bancos, com impacto negativo para o sector financeiro. Este imposto, actualmente em debate no parlamento, aplica-se a todo o sector financeiro polaco, onde se inclui o Bank Millennium, detido maioritariamente pelo BCP.

O partido Lei e Justiça, que ganhou as eleições em Outubro, planeia aplicar um imposto anual de 0,39% sobre os activos dos bancos. Se a nova taxa for aplicada conforme a actual versão da lei em discussão, o número de bancos no "limiar da rentabilidade" na Polónia sobe de quatro para 12, disse Andrezj Raczko, membro do conselho de administração do banco central polaco, numa audição no parlamento, esta terça-feira, citado pela Bloomberg.

Num documento enviado ao Parlamento, na sexta-feira, o banco central considerava que o imposto sobre os activos pode causar prejuízos para os bancos mais fracos e comprometer a estabilidade financeira. "Taxar os activos, em vez dos resultados financeiros, pode empurrar alguns bancos para prejuízos", refere o documento, citado pela Reuters. O banco central liderado por Marek Belka defendeu ainda que deve ser considerada uma isenção para bancos "com prejuízos, em risco de apresentar prejuízos ou em risco de insolvência ou a perder liquidez".

Após estas declarações, o índice para o sector da banca, o WIG Bank, desvaloriza 1,72% em Varsóvia, contrastando com a subida de 0,09% do índice de referência, WIG 20. As acções do Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, recuam 1,77% para 5,54 zlotys. 

Ver comentários
Saber mais Banco Central da Polónia Polónia bancos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio