Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Polónia propõe legislação para conversão dos créditos em francos suíços

A proposta prevê que os bancos e clientes cheguem a acordo voluntário para efectuar a conversão dos créditos à habitação em francos suíços para zlotys. Caso não cheguem a acordo será imposta uma taxa de câmbio "justa".

Bloomberg
15 de Janeiro de 2016 às 12:11
  • ...

O presidente da Polónia apresentou uma proposta legislativa para a conversão dos créditos à habitação em francos suíços para zlotys, reporta a Bloomberg. Os bancos, incluindo o Bank Millennium, detido maioritariamente pelo BCP, terão que chegar a acordo com os clientes ou, então, aplicar uma taxa de câmbio, que será ainda determinada, para efectuar a conversão dos créditos para a moeda local. As acções dos bancos polacos estão a cair.

Os bancos polacos terão que aplicar uma taxa de conversão "justa" (que será determinada com base num algoritmo), caso não cheguem a acordo voluntário com os clientes para efectuar a conversão dos créditos à habitação para a moeda local, relata a agência de notícias, citando Maciej Lopinski, conselheiro do Presidente polaco, Adrzej Duda. A proposta de lei será ainda avaliada pelo regulador, que irá calcular os custos desta medida para a banca, e depois enviada para o parlamento.

Os créditos à habitação em francos suíços eram populares na Polónia, por ser uma moeda mais estável que o zloty. Com o fim da indexação do franco suíço ao euro, há um ano, os custos dispararam para mais de 675 mil famílias polacas. O Bank Millennium tem cerca de 4,45 mil milhões de euros em créditos em francos suíços, que correspondem a cerca de 40% do portefólio.

Imposto de 0,44% na banca

A proposta da conversão dos créditos à habitação surge dois dias após o parlamento polaco aprovar um imposto de 0,44% sobre os activos das instituições financeiras, para financiar medidas de apoio social. A Câmara Baixa aprovou, esta quarta-feira, as alterações introduzidas pela Câmara Alta do Parlamento à proposta inicial, que previa uma taxa de 0,39% sobre os activos dos bancos. A taxa que corresponde a uma das promessas eleitorais do partido Lei e Justiça (PiS) entrará em vigor a 1 de Fevereiro, caso seja aprovada pelo presidente Adrzej Duda, relata a Bloomberg. 

Acções caem

Após a apresentação da proposta legislativa, as acções da banca acentuaram a tendência de queda. O WIG Banking Index está a cair 1,51% para 5.703,51 pontos. O banco Getin Noble lidera as perdas, com uma queda de 6,25%. O Bank Millennium é o terceiro que mais cai, recuando 2,79% para 5,22 zlotys. Já desvalorizou um máximo de 4,84% para 5,11 zlotys durante a sessão. Em Lisboa, o BCP cai 0,9% para 0,044 euros.

O zloty está a desvalorizar 0,13% para 0,22726 euros, tendo chegado a cair 0,58% para 0,22623 euros, um mínimo de Junho de 2012.

(Notícia actualizada às 12:26 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Polónia Bank Millennium BCP francos suíços zloty crédito à habitação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio