Notícia
Governo polaco pondera fechar grandes superfícies ao domingo, penalizando Jerónimo Martins
Caso avance, a decisão de fechar as grandes superfícies ao domingo na Polónia pode ter um impacto negativo na Jerónimo Martins, detentora da cadeia Biedronka. Todavia, considera a casa de investimento Haitong, o impacto seria, ainda assim, reduzido.
De acordo com a imprensa local, o Governo polaco estará a ponderar impor às grandes superfícies que fechem as portas ao domingo, o que poderá penalizar a portuguesa Jerónimo Martins, detentora naquele país da cadeia de supermercados Biedronka.
A notícia é avançada pelo jornal polaco Rzeczpospolita, que adianta que a medida deverá ser analisada pelo Ministério do Trabalho polaco depois de serem aprovados os novos impostos sobre as vendas dos retalhistas.
Uma nota da Haitong a que o Negócios teve acesso, e que tem por base as informações veiculadas pelo Rzeczpospolita, alerta para o potencial impacto negativo desta medida, salientando porém que este tema que já foi analisado por diversas vezes na Polónia e que nunca avançou por receio dos impactos negativos ao nível do emprego.
Além disso, escreve Filipe Rosa, analista da Haitong, está ainda por apurar em que moldes se aplicaria esta medida. Se seria generalizada ou se, como aconteceu em Portugal por diversos anos, restringir-se-ia a lojas com uma área de vendas específicas.
No caso específico da Biedronka, dizem os analistas, o impacto seria reduzido, uma vez que esta vende sobretudo produtos alimentares. Estes consideram que - uma vez que se trata de produtos básicos - é "maior a probabilidade de os consumidores alterarem os seus hábitos e transferirem para outro dia as compras que fazem ao domingo".
As acções da retalhista portuguesa seguem a valorizar 0,46% na bolsa de Lisboa, estando a negociar nos 11 euros por acção.
Nota: A notícia não dispensa a consulta das notas de "research" emitidas pelas casas de investimento, que poderão ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.