Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI prevê regresso aos lucros do BPI no primeiro trimestre

Sem ajuda estatal e sem venda de dívida pública, factores penalizadores das contas dos primeiros três meses de 2014, o BPI poderá ter um resultado positivo de 28,4 milhões de euros entre Janeiro e Março, diz o Caixa BI.

Pedro Elias/Negócios
27 de Abril de 2015 às 10:25
  • 3
  • ...

O Banco BPI poderá regressar aos resultados positivos nos primeiros três meses de 2015, antecipa a unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos. A expectativa é a de um lucro na ordem dos 28,4 milhões de euros, que compara com os 104,8 milhões de euros de prejuízos apresentados no primeiro trimestre de 2014.

 

Há um factor determinante para esta previsão positiva por parte do Caixa BI, inscrita num comentário emitido para os clientes esta segunda-feira, 27 de Abril, a que o Negócios teve acesso. A margem financeira (diferença entre juros pagos em depósitos e juros recebidos em créditos) melhora, em termos homólogos, 30% ao passar de 112 para 146 milhões de euros, "suportada pelo menor custo dos depósitos e, sobretudo, pelo impacto do reembolso das obrigações CoCo (custo de 18,2 milhões no primeiro trimestre de 2014)", indica o analista André Rodrigues. O BPI já pagou ao Estado toda a ajuda estatal recebida no âmbito do programa de recapitalização com dinheiro da troika. A melhoria da margem financeira vai sentir-se, sobretudo, no mercado doméstico, indica a mesma fonte.

 

Esta subida da margem ajuda ao aumento do produto bancário (resultados operacionais) do banco presidido por Fernando Ulrich, que passa de 94,8 para 266,2 milhões de euros, na óptica do Caixa BI. Mas não é o único elemento que justifica esta evolução, já que os primeiros três meses de 2014 foram prejudicados pela venda de dívida pública e italiana com menos-valias. Sem esse peso em 2015, há uma melhoria dos resultados.

 

Os custos do BPI também deverão subir 4,2% para 163,3 milhões de euros, resultando num EBITDA (resultado antes de juros, impostos, apreciações e amortizações) de 102,8 milhões, que sai do terreno negativo em que se encontrava no primeiro trimestre do ano passado. 

 

Apesar destas mudanças, o Caixa BI não antecipa "mudanças substanciais nas principais tendências dos resultados recorrentes doo banco face aos trimestres anteriores".


O BPI, que já saiu da corrida para ficar com o Novo Banco, encontra-se numa semana decisiva. Os resultados do primeiro trimestre serão apresentados na quarta-feira, 29 de Abril, o mesmo dia em que se irá realizar a assembleia-geral em que se votará a extinção dos limites aos direitos de voto actualmente inscritos nos 20% - uma das condições para o sucesso da oferta pública de aquisição lançada pelos catalães do CaixaBank.

 

"Em qualquer caso, a incerteza relativa à situação em Angola", no que diz respeito à necessidade de o BPI ter de reduzir a sua exposição àquele país africano por imposições do Banco Central Europeu, "continua a ser o principal desafio para o BPI", comenta André Rodrigues.

 

As acções do banco liderado por Ulrich estão a cair 0,35% para 1,425 euros, num momento em que PSI-20 desliza 0,59%.  

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais research BPI Fernando Ulrich
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio