Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp terá lucrado 279 milhões em 2013

A petrolífera portuguesa vai apresentar os resultados de 2013 no dia 10 de Fevereiro e o BPI estima que o resultado líquido ajustado se terá saldado em 279 milhões de euros. A área de refinação terá um impacto negativo nos resultados operacionais.

Bloomberg
05 de Fevereiro de 2014 às 12:05
  • 17
  • ...

O lucros da Galp Energia terão caído 23% para 279 milhões de euros em 2013, segundo a estimativa que o BPI Equity Research publicou no “Iberian Daily” desta manhã.

 

Os lucros reflectem a quebra do resultado operacional ajustado (EBIT RCA) em 5% para 573 milhões de euros, devido ao contributo negativo da área de refinação e distribuição (R&M). Esta área passou de um contributo de 76 milhões de euros, em 2012, para um impacto negativo de quatro milhões de euros em 2013.

 

No último trimestre do ano, a margem de refinação da Galp Energia terá caído para 1,5 dólares por barril, depois de ter-se saldado em 1,7 dólares por barril no terceiro trimestre, estima o BPI. Isto enquanto nos mercados internacionais terão caído para o valor negativo de 0,10 dólares por barril.

 

A área de gás e energia (G&P) evoluiu em sentido oposto, ao crescer 20% para 342 milhões de euros, mas foi mais do que compensada pela quebra da R&M e de 10% da área de exploração e produção petrolífera (E&P).

 

O CaixaBI e o JPMorgan também divulgaram as suas previsões para os resultados da Galp Energia, na passada segunda-feira.

 

Para o banco norte-americano Para o JPMorgan, o resultado líquido ajustado dos últimos quatro trimestres terá sido de 288 milhões de euros, caindo 20% face aos lucros de 360 milhões de euros apurados em 2012. O resultado operacional ajustado terá sido de 594 milhões de euros e compara com 584 milhões no período homólogo.

 

O CaixaBI emitiu também as previsões para os resultados do ano passado, antecipando uma deterioração de 27% dos lucros comparáveis para 264 milhões de euros e de 6% do resultado operacional para 549 milhões de euros.

 

As acções da Galp Energia estão a progredir 0,13% para 11,215 euros nesta quarta-feira. O preço-alvo de 16,75 euros que o BPI atribui aos títulos confere-lhes um potencial de valorização de 49% e justifica a recomendação de "comprar".

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Galp Energia economia negócios e finanças Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio