Notícia
Tensões geopolíticas abalam Wall Street
Na sessão desta terça-feira, as bolsas norte-americanas não conseguiram manter o otimismo de ontem e encerraram no vermelho. A escalada de tensões entre os EUA e o Irão está a reduzir o investimento em ativos de maior risco, como as ações.
O Dow Jones encerrou o dia a ceder 0,42% para 28.583,68 pontos e o Standard & Poor’s 500 recuou 0,28% para 3.237,18 pontos.
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite depreciou-se em 0,03% para 9.068,58 pontos.
Na parte final da sessão o Nasdaq ainda conseguiu negociar em terreno positivo, a beneficiar da solidez de cotadas de peso, tal como no arranque da semana, mas acabou por perder fôlego e fechar a cair. As fabricantes de microprocessadores foram os títulos que mais sustentaram o índice, mas sem força suficiente para o manter no verde.
O escalar de tensões entre Washington e Teerão, depois de os EUA terem abatido um general iraniano na semana passada, esteve assim a afastar os investidores das ações, que são consideradas um ativo de risco.
A preferência dos intervenientes nos mercados tem sido dada a ativos mais seguros, os chamados valores-refúgio, como o ouro, obrigações e algumas divisas (dólar norte-americano, franco suíço e iene).
Os investidores receiam o que possa vir a acontecer, depois de Teerão ter ameaçado com uma resposta militar à ofensiva norte-americana de sexta-feira que culminou com a morte de Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds.