Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP emite 750 milhões em dívida verde com juro abaixo de 3,6%

O encaixe financeiro conseguido pela energética liderada por Miguel Stilwell d'Andrade vai servir para financiar ou refinanciar ativos sustentáveis.

O líder da EDP e EDP Renováveis acaba de ser eleito na assembleia geral de acionistas para um segundo mandato de três anos à frente dos destinos da elétrica.
Miguel Baltazar
  • ...

O grupo EDP financiou-se em 750 milhões de euros de dívida verde. A emissão, realizada através da EDP Servicios Financieros, uma subsidiária da empresa liderada por Miguel Stilwell d'Andrade, aconteceu esta segunda-feira e diz respeito a obrigações verdes a seis anos e meio, de acordo com dados avançados pela Bloomberg.

A taxa de juro fixou-se nos 3,58%, o que reflete um prémio de 107 pontos base face à taxa "mid swap" do euro. O "spread" pedido pelos investidores caiu face aos 145 pontos base indicados na abertura dos livros de ordens. A descida deve-se à forte procura, que superou os cinco mil milhões de euros, ou seja, 6,7 vezes acima da oferta.

Esta operação destinou-se apenas a investidores profissionais e contrapartes elegíveis e o encaixe financeiro irá servir, de acordo com a Bloomberg, para financiar ou refinanciar, em todo ou em parte, o portefólio de ativos sustentáveis elegíveis da EDP. Os "bookrunners" foram o Barclays, o ABN Amro, o CaixaBank, o ING, o SMBC, o Société Générale e o UniCredit.

A última vez que a EDP esteve no mercado para emitir "green bonds" foi em setembro do ano passado, tendo na altura colocado 850 milhões de euros a 30 anos em dívida híbrida. Nessa emissão, o juro indicativo no arranque da operação rondava os 5,25%, mas acabou por descer abaixo da fasquia dos 5%, devido à elevada procura.

(Notícia atualizada às 12:55 horas com dados finais da operação)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio