Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nuno Amado nunca deu uma semana tão boa aos accionistas do BCP

Na semana em que os especuladores abandonaram as acções do BCP, foi anunciada uma fusão do seu banco em Angola. Razões que levaram a um ganho de 20% dos títulos, o mais expressivo desde 2012.

Miguel Baltazar/Negócios
09 de Outubro de 2015 às 19:27
  • 35
  • ...

As acções do Banco Comercial Português subiram 20% na semana. Desde a semana terminada em 10 de Fevereiro de 2012, não havia uma valorização tão expressiva - semanas antes de Nuno Amado assumir a liderança do banco privado.

 

Os títulos encerraram esta sexta-feira a disparar 4,83% para 6,29 cêntimos, recuperando das perdas sentidas em Setembro. A subida ocorreu um dia depois de anunciada a fusão entre o Millennium Angola e o Banco Atlântico.

 

BCP, que detém 50,1% do Millennium Angola, e a sociedade angolana Global Pactum, maior accionista do Banco Atlântico (com 72,35%), acordaram fazer a fusão das operações angolanas, criando o terceiro maior banco de Angola em activos e o segundo em crédito, com uma quota de 10%. Uma operação que terá um impacto positivo no rácio de capital e que permite cumprir as novas exigências do Banco Central Europeu, reduzindo a exposição a Angola. Os analistas dizem que o banco pode beneficiar com esta decisão.

 

O ganho de sexta-feira ocorreu depois de uma queda próxima de 2% na quinta. Contudo, todo o resto da semana foi positivo para o banco sob o comando de Nuno Amado. Segunda houve, aliás, um avanço de 10%.

 

A semana foi marcada por uma forte pressão compradora, sendo que todas as sessões contaram com mais de 200 milhões de acções negociadas: a média semestral é de 256 milhões.

 

Na quarta-feira, o Negócios enunciou os motivos pelos quais o BCP estaria a marcar fortes valorizações, nomeadamente a saída dos especuladores (que apostam na queda dos títulos).

 

O BCP conseguiu subir 20% na semana, estando na linha da frente dos avanços em Lisboa, onde o PSI-20 ganhou 5,78%. O maior ganho foi, contudo, marcado pela Pharol, da qual o banco é accionista, detendo 6,2% do seu capital depois de executar um penhor sobre a Ongoing, o que também poderá ter tido influência na evolução da instituição financeira.


Na banca portuguesa, o BPI ganhou 11%, o Banif perdeu ligeiramente na semana.

 

É necessário recuar até à semana terminada em 10 de Fevereiro de 2012 para verificar um ganho semanal mais expressivo, neste caso, 25%. Na altura, todos os bancos estavam em forte alta.

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português Nuno Amado Millennium Angola Banco Atlântico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio