Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incerteza sobre o “precipício orçamental” e dados económicos penalizam Wall Street (act.)

Os principais índices bolsistas dos EUA seguem em queda, depois de ter sido divulgado que as vendas de casas novas caíram inesperadamente e a reflectir a incerteza em relação a um acordo que seja capaz de evitar o “precipício orçamental”.

28 de Novembro de 2012 às 14:41
  • ...

O Dow Jones recua 0,45% para 12.819,69 pontos, o Nasdaq desce 0,44% para 2.954,804 pontos e o S&P500 cede 0,91% para 1.386,19 pontos.

As vendas de casas novas caíram 0,3% para um ritmo anual de 368 mil, em Outubro, quando os analistas consultados pela Bloomberg previam que o ritmo anual se fixasse em 390 mil.

A condicionar a negociação das bolsas está também a discussão em torno do orçamento dos EUA. Republicanos e democratas terão de chegar a acordo de forma a evitarem o “precipício orçamental”, nome dado por Ben Bernanke porque, se não for alterado pode levar os EUA a entrarem numa nova recessão, isto porque estipula que no dia 1 de Janeiro se implementem cortes orçamentais e aumento de impostos de forma automática. Nessa altura expiram uma série de estímulos fiscais, alguns da era "George W. Bush". Entre eles estão os escalões do rendimento e a tributação de rendimentos de capital. Em simultâneo, podem ser accionados cortes automáticos na despesa pública, em particular com salários.

A postura política de “democratas e republicanos está a adiar a decisão sobre o precipício orçamental”, afirmou à Bloomberg Jacques Porta, gestor da Ofi Patrimoine. “Os investidores detestam a falta de visibilidade, especialmente com na actual crise financeira. Vai haver incerteza no mercado até o acordo do orçamento ser alcançado”, acrescentou.

A Research in Motion (RIM), fabricante dos BlackBerry, recua 0,56% para 10,66 dólares, depois de ontem ter recuado 10,52%. A queda das acções surge depois do relatório divulgado pela Kantar Worldpanel ComTech ter revelado uma queda da quota de mercado dos BlackBerry de 6,9 pontos percentuais para 1,6%. A descida é referente às últimas 12 semanas terminadas a 28 de Outubro.

A RIM tem revelado algumas dificuldades em conseguir acompanhar a evolução dos seus rivais, numa altura em que a Apple e a Samsung têm aumentado as suas quotas de mercados através dos “smartphones” e dos “tablets”.

Ainda entre as tecnológicas, a Dell cede 2,75% para 9,505 dólares, enquanto o Facebook consegue contrariar e subir 1,07% para 26,43 dólares.

Entre a banca a tendência é de queda, com o Bank of America a ceder 2,38% para 9,43 dólares e o Goldman Sachs a cair 1,31% para 116,86 dólares.

Do lado oposto segue a Groupon, que está a subir 1,26% para 40,01 dólares, a beneficiar de notícias que apontam para que a administração esteja a ponderar discutir alterações no conselho executivo devido ao abrandamento do crescimento da empresa. A Bloomberg diz que há administradores que estão desiludidos com o facto do presidente executivo, Andrew Mason, não estar a fazer o suficiente para travar este abrandamento.

 

(Notícia actualizada às 15h35 com mais cotações e a evolução da venda de casas novas nos EUA)

Ver comentários
Saber mais Wall Street bolsas americanas Dow Jones Nasdaq bolsas EUA percipício orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio