Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer "preparar" IPO da Infra-estruturas de Portugal

Uma das medidas apresentadas pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho passa pela colocação no mercado da IP, mas manter o controlo da empresa.

Bruno Simão
06 de Novembro de 2015 às 13:34
  • ...

A Infraestruturas de Portugal (IP) poderá, em breve, rumar ao mercado de capitais português. É, pelo menos, essa a intenção expressa pelo executivo liderado por Pedro Passos Coelho, retomando uma ideia que já tinha sido defendida por Sérgio Monteiro, o então secretário de Estado dos Transportes.

"Preparar uma oferta pública inicial (IPO na sigla anglo-saxónica) da Infraestruturas de Portugal [liderada por António Ramalho], preferencialmente através de um aumento de capital no mercado de capitais", refere o programa do XX Governo. Este IPO, diz o Executivo, deverá manter "a participação maioritária no controlo do Estado".

A ideia é que esta operação possa permitir "uma maior racionalidade das decisões de investimento, atentos os compromissos qualitativos do contrato de concessão rodo e ferroviário".


Mas também gerar liquidez "que permita a recompra adicional de contratos de PPP com vantagem incremental na redução de pagamentos e que assegure a independência do Orçamento do Estado", acrescenta.


Este IPO, agora apresentado como uma das linhas do programa na área das infra-estruturas, já tinha sido aventado na altura da fusão da Estradas de Portugal com a Refer, resultando na IP. Sérgio Monteiro, que entretanto foi contratado pelo Fundo de Resolução para liderar a venda do Novo Banco, já tinha sinalizado esta possibilidade em Junho.


"Se criarmos um modelo mais sustentável para o futuro, então sim, aí nós teremos condições de, eventualmente, ter privados interessados em entrar no capital da empresa ou em negócios que hoje são desenvolvidos pela empresa", disse, à data, o secretário de Estado dos Transportes.

Ver comentários
Saber mais Programa de Governo Pedro Passos Coelho Sérgio Monteiro IPO Orçamento do Estado Refer Novo Banco Fundo de Resolução bolsa dispersão investidores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio