Notícia
Direitos do BCP arrancam esta quinta-feira com valor teórico acima de 1 euro
As acções do BCP regressaram aos cêntimos, mas os direitos de subscrição do aumento de capital deverão arrancar acima de 1 euro.
Começam esta quinta-feira a negociar em bolsa 944.624.372 direitos de subscrição do aumento de capital do Banco Comercial Português. Tendo em conta a cotação de fecho das acções esta quarta-feira (subiram 0,62% para 16,1 cêntimos), os direitos partem para a bolsa com uma cotação teórica de 1,005 euros.
Um valor bem superior à cotação teórica que resultava da cotação do dia do anúncio do aumento de capital, a 9 de Janeiro (88,8 cêntimos), bem como dia em que as acções ajustaram em bolsa para reflectir o destaque dos direitos (66,48 cêntimos, a 16 de Janeiro).
A subida expressiva da cotação teórica dos direitos reflecte a forte subida das acções na terça-feira (mais de 15%), que tem um impacto superior no caso dos direitos dado que estes títulos têm uma alavancagem bem superior às acções.
Com o arranque da negociação dos direitos, deverá a aumentar a volatilidade das acções, já que os dois títulos tenderão e transaccionar em equilíbrio. À cotação das acções corresponde um valor teórico dos direitos e vice-versa, pelo se os direitos negociarem em queda, as acções seguirão o mesmo caminho.
São dois os factores que mais deverão determinar a evolução dos direitos. A pressionar em baixa deverá estar o facto de muitos accionistas que não pretendem acompanhar o aumento de capital terem de vender estes títulos em bolsa. Por outro lado, a Fosun vai ter que comprar mais de 134 milhões de direitos para cumprir a promessa de reforçar no BCP para 30% neste aumento de capital.
Será esta relação de forças entre os investidores que querem baixar vs reforçar posição no BCP que ditará o rumo dos direitos no mercado. Estes títulos vão negociar em bolsa até 30 de Janeiro, sendo que o período de exercício termina a 2 de Fevereiro. Cada direito permite a compra de 15 acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.
Para simular a sua carteira e saber quais os valores teóricos das acções e dos direitos face aos valores a que estão a negociar em bolsa, utilize a calculadora do Negócios.