Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Da bolsa à venda: por onde passa o futuro do Novo Banco?

A possibilidade de entrada do Novo Banco em bolsa é uma nova oportunidade para Lisboa ganhar atratividade junto de investidores estrangeiros, sendo que o "timing" da operação irá ditar o valor da instituição financeira. A venda direta também é uma possibilidade, que pode reforçar o peso da banca espanhola no país.
Diogo Mendo Fernandes, Hugo Neutel e Celso Filipe 14 de Abril de 2023 às 18:07

Longe vão os tempos em que o setor financeiro dominava a bolsa de Lisboa. Nos anos 1990 chegaram a ser sete os bancos cotados em simultâneo. Hoje resiste apenas um: o BCP. Mas a caminhada solitária do banco que entrou no ano de constituição do principal índice nacional em 1993 pode estar a chegar ao fim.

O CEO do Novo Banco, Mark Bourke, tem dito que a instituição financeira poderá estar pronta para aproveitar a oportunidade de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), quando o ambiente de mercado se proporcionasse. O grande objetivo, explicou o gestor, é que o banco se mantenha independente.

Apesar de o Novo Banco ser quase desconhecido do mercado de capitais, o banco que lhe deu origem – o antigo Banco Espírito Santo (BES) – foi um dos mais importantes membros da bolsa portuguesa durante dez anos. Entrou no então PSI-20 (atualmente apenas PSI) em março de 2004 com cada a ação a valer 4,07 euros, tendo saído em agosto de 2014 com um preço de 0,12 euros por ação. Atualmente, o legado do BES é residual e concentrado na massa falida conhecida como “BES mau”.

A saída no seguimento da falência foi acompanhada por uma série de outras instituições financeiras durante a crise de 2008. Mas poderá agora acontecer um regresso. Todas as fontes consultadas pelo Negócios defendem que tal entrada seria positiva para o mercado de capitais nacional.

Ver comentários
Saber mais Mark Bourke Novo Banco BCP Bestinver IPO BES Ricardo Seixas Portugal Euronext Lisbon Isabel Ucha Sabadell banca
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio